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Case de Sucesso | Supermercados Brasil

Pioneiros em Goiânia, Supermercados Brasil poupa mais de R$ 18 mil por ano

Como o Supermercados Brasil economizou com a solução de troco digital da Sled

Empresa

Supermercados Brasil

Atuação

Região Centro-Oeste

Segmento

Mercadista

Tamanho

Grande

Tudo começou com uma pequena mercearia familiar fundada em 1986. Quase 30 anos depois, a família Lopes Viandelli transformou o modesto estabelecimento comercial em um grupo empresarial respeitado. São cinco lojas em Goiânia, além de investimentos na indústria e no agronegócio, constituindo uma organização responsável pelo emprego direto de mais de 650 pessoas.

O problema que atinge a maior parte dos comércios

As dificuldades relacionadas ao troco são comuns para a maioria dos comércios. Com o Supermercados Brasil não era diferente. Por mais que o grupo tivesse uma boa prática de captação de troco nas cidades, o manuseio diário do troco em espécie resultava em perdas financeiras a partir da quebra de caixa e estratégias para captação de moedas que envolviam bonificações aos clientes.

Antes, a cada R$ 50,00 em moedas, o cliente ganhava produtos selecionados do Supermercado. A prática implicava perdas de cerca de R$ 1.500,00 mensais.

Como a empresa poderia economizar, poupar o tempo dos gerentes responsáveis pela captação de troco e, além disso, oferecer soluções mais modernas e inteligentes para aperfeiçoar o atendimento ao público?

Pessoa de costas

Imagem: pexels.com

A solução era digital

Foi assim que aconteceu o encontro com a solução de troco digital da Sled. "Vimos que a ferramenta iria nos auxiliar bastante na operacionalização do PDV com relação à devolução de trocos. Além da modernidade e praticidade para o usuário", conta Fernando Lopes, diretor do Supermercados Brasil.

Com uma contratação simples, implementação rápida e integração com sistemas PDV e TEF, a solução foi ativada em setembro de 2019 em todas as unidades da rede. Para apresentar a ferramenta às equipes, foram realizados alguns treinamentos.

Engajamento que gera sucesso

Os treinamentos foram um sucesso! Com uma gestão engajada em trazer as melhores soluções para seus clientes, mas também para a equipe, Fernando conseguiu aceitação total dos funcionários, em especial dos operadores de caixa.

Evolução de entregas de troco em uma semana

"Nós procuramos fazer um treinamento também para compartilhar a responsabilidade, mostrar o benefício para equipe. E eles adoraram, principalmente as operadoras. Elas disseram `todo mundo poderia aderir, assim não precisamos mais mexer com moedinhas", conta Fernando.

Os resultados da rede Supermercados Brasil sempre se mostraram ótimos, com algumas unidades entregando mais que as outras, mas todas mantendo números satisfatórios. Depois da ativação, porém, foi constatado um pico de entregas nas primeiras semanas e uma queda logo em seguida.

Por que as entregas caíram? 🤔

Logo na ativação, os operadores estão empolgados com a nova solução e as informações do treinamento estão frescas na memória. Nesse momento, o número de entregas de troco tende a ser maior. Mas com o tempo, a ausência de uma gestão mais próxima na fase de acompanhamento pode fazer com que os números baixem.

Balcão de um supermercado

Imagem: pexels.com

Uma explicação simples e direta partiu de uma operadora, que passou a traduzir a solução como um “porquinho digital”. Aí, tudo ficou mais simples de entender.

Toda ação requer uma reação

Ao perceber que os operadores não estavam mais tão engajados quanto no início, o gerente de um dos Supermercados decidiu acompanhar mais de perto as entregas de troco por operador de caixa. Este foi o ponto de virada definitivo para que o troco digital, creditado diretamente no CPF dos clientes, virasse parte da rotina da empresa.

Foi definida uma nova rotina aos fiscais de frente de caixa: ao chegarem, ficaram incumbidos de tirar um relatório das transações realizadas por PDV. Com o relatório em mãos, os profissionais circulavam pela loja e conversam brevemente, operador por operador, sobre os resultados de cada um. O intuito desta ação era não apenas acompanhar os números, mas também instruir os profissionais para que conseguissem melhorar seus resultados diariamente.

O sucesso da nova forma de gestão nós podemos verificar claramente nos gráficos abaixo: a linha azul representa a loja de Aparecida de Goiânia, que viu suas entregas diárias de troco subirem de 33 para 158, em um intervalo de apenas 5 dias de ação.

Aumento exponencial já nas primeiras semanas

Hoje, a gestão continuada faz parte da rotina dos Supermercados Brasil. "Em toda reunião gerencial nós falamos sobre os números, justamente para não cair no esquecimento", reforça Fernando, diretor da empresa.

E aí, você também está em busca de uma estratégia digital para reduzir custos, otimizar processos e oferecer soluções inovadoras para suas equipes e clientes? Junte-se a nós ;) Nosso time de vendas está pronto para te ajudar.

Mulher ruiva sorrindo

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