Como o Super Alvorada resolveu o tempo de fechamento e a quebra de caixa
O Super Alvorada é uma empresa de 51 anos, localizada em Lages, em Santa Catarina. O slogan “o supermercado da família feliz” traduz o DNA da empresa, que é comandada desde a fundação até os dias de hoje por três irmãos. A rede possui duas lojas na cidade e tem foco na qualidade, seja no portfólio de produtos oferecidos, seja no atendimento diferenciado.
Para 29 PDVs em operação eram necessárias 9.000 moedas* por mês para troco.
*O cálculo foi baseado na média de R$ 0,60 por troco entregue e a utilização de 3 moedas, sendo duas de R$ 0,25 e uma de R$ 0,10.
Problemas com troco?
André Luís Pavan, que é diretor administrativo dos Supermercados Alvorada, conta que os últimos anos foram os mais difíceis quando o assunto é troco. “De três anos para cá, começamos a ter a mesma dificuldade de ter troco em caixa, como qualquer outro comércio.”
Como resolviam?
Para solucionar os problemas, a empresa usava estratégias que tomavam tempo e custavam dinheiro, como:
Oferecer brindes para os clientes para estimular a troca de moedas;
Recorrer aos comércios próximos e, para manter a lei da boa vizinhança, sempre levar algo como agradecimento, como uma caixa de bombom ou um pacote de erva-mate;
Ter um funcionário responsável pelo troco.
As pedras no caminho
Quando conheceram a plataforma, se interessaram prontamente pela solução. Mas na época os sistemas não eram compatíveis. Sabendo da potencialidade do produto e dos benefícios que traria para o dia a dia, buscaram solucionar as questões técnicas. Em março de 2020 começaram a testar a solução.
Implementação
Desde o início, a rede estava consciente que também precisava fazer sua parte para que a novidade fosse um sucesso. Aqui na Sled, o time de Sucesso do Cliente atua ativamente na implementação da solução, com materiais de treinamento e todo o suporte necessário. É na hora do fechamento da compra que a solução deve ser oferecida e os operadores precisam atuar como embaixadores da solução.
Incentivo de vendas
Além de dois treinamentos em menos de dois meses, a empresa também criou um sistema de premiação para os colaboradores que mais fizessem vendas com troco digital, estimulando-os a apresentar e oferecer a solução. Dessa forma, as dúvidas já surgiram logo no começo da implementação do sistema e puderam ser solucionadas com prontidão.
Entrave e solução
A maior dificuldade relatada pelos operadores foi fazer o cliente entender, em poucos segundos, o que é o troco digital. “Eles estavam confundindo com programas de recompensas e de pontuação”, conta Pavan.
Uma explicação simples e direta partiu de uma operadora, que passou a traduzir a solução como um “porquinho digital”. Aí, tudo ficou mais simples de entender.
Ao final das compras em dinheiro, a entrega do troco é feita de forma segura diretamente no CPF do consumidor, com rendimento de 3,65% ao ano. A consulta e a movimentação do saldo é feita através da wallet digital da Sled, a Troco Simples. Pelo app, é possível fazer pagamentos com saldo, doação, transferências bancárias e recargas de celular.
Resultados
Pavan vê a solução como algo muito positivo para o funcionamento da empresa. “Eu entendo que é uma ferramenta que vem auxiliar os operadores. O trabalho inicial é ajudá-los a entenderem como isso auxilia no processo de operação de caixa, mostrando que é uma ferramenta que facilita o processo do dia a dia e diminui consideravelmente o problema com troco.”
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