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Case: conheça o que nossos clientes dizem sobre a melhor forma de engajar a equipe

Atualizado: 13 de jul.


Praticidade • 3 de Dez de 2021

O treinamento aplicado com qualidade e o acompanhamento da operação no dia a dia são ações unânimes entre os clientes da Sled que mais tem sucesso com as entregas de troco digital.


São essenciais o treinamento e o acompanhamento da operação.

O André, Gerente Administrativo do Supermercados Alvorada, que no último trimestre entregou mais de 10 mil trocos na loja matriz da rede, acredita que “um conjunto de treinamento e cobrança diária” é o segredo para ter tanto sucesso nas entregas de troco digital.


Este é um fato que confirmamos ao aplicar uma pesquisa com alguns dos nossos clientes de maior sucesso. Quando questionado sobre como funciona o treinamento na loja, Francisco, Gerente Administrativo do Mercantil do Consumidor, diz que:


“As frentes de caixa ficam responsáveis por todo o treinamento dos operadores, o troco digital se tornou parte das operações diárias ensinadas a eles.”

Uma das fases mais valiosas da implementação é o treinamento oferecido pela equipe de especialistas da Sled. Dicas de abordagem e respostas para as principais objeções e dúvidas que os clientes podem apresentar, são alguns dos assuntos pautados, e de suma importância para que os operadores tenham confiança ao oferecer a nova forma de troco e saibam responder aos questionamentos dos clientes.


Este conhecimento precisa ser relembrado de tempos em tempos, e repassado aos operadores e fiscais que não participaram do treinamento com a Sled, bem como aos novos colaboradores que possam integrar a equipe de frente de caixa no futuro.


Para isso, disponibilizamos conteúdos no Guia da Implementação Sled, um espaço muito rico onde o cliente tem acesso de forma gratuita a inúmeros materiais e vídeos, mesmo após já ter concluído o processo de implementação.


O Guia de Implementação é um espaço muito rico onde o cliente tem acesso de forma gratuita a inúmeros materiais e vídeos


Muitos clientes já perceberam que uma equipe bem treinada faz toda a diferença, Quase 90% dos clientes Sled Troco com alta performance nas entregas, realizam treinamento com os novos funcionários.


“Os responsáveis pelos treinamentos são os frentes de caixa. Eles mostram toda a operação, incluindo o troco digital, em conjunto para o novo colaborador", comenta Márcia Cristina, responsável pelo financeiro do Supermercado Santa Lúcia.


A parte prática do treinamento é outro ponto indispensável, e agrega muita segurança aos operadores de caixa. Após receber o treinamento no PDV, cada operador deve simular uma venda sozinho, para que se certifiquem que entenderam todos os passos, e não tenham receio na hora de oferecer o troco digital aos clientes.


Treinamentos constantes deixam operadores preparados para qualquer objeção.

O acompanhamento dos resultados é crucial para a manutenção do sucesso obtido no início. Cerca de 80% dos clientes que atingem bons resultados, acompanham os relatórios de entregas pela área do cliente, ou pelo sistema ERP. Francisco, Gerente Administrativo do Mercantil do Consumidor, diz que:


“Semanalmente verifico relatórios, se há uma baixa chamo as frentes de caixa e pergunto o que está acontecendo para diminuir a entrega…”

Outro ponto importante, é sempre manter a opção do troco digital fresca na memória da equipe de frente de caixa, e estar sempre à disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Vanuza, Gerente de Loja do Roma Supermercados, relata:


“Além do treinamento inicial, temos um grupo no whatsapp onde encaminhamos conteúdos semanalmente sobre o troco digital, como também informações para incentivo. Também vamos para a operação acompanhar os operadores, verificamos possíveis dificuldades e já auxiliamos nas dúvidas ou sugestões no discurso do operador”.


Criar grupos no whatsapp também é uma das formas de manter colaboradores engajados.

O maior incentivo para os operadores é com certeza perceber que o troco digital veio para facilitar o dia a dia de toda a equipe. “Facilitou muito a vida do operador, para ele é muito mais fácil entregar o troco digital do que precisar correr atrás de moedas”, comentou Eliziane, Adm do Supermercado Novo Dia.


Não existe segredo, um treinamento de qualidade e recorrente, aliado a um acompanhamento próximo, com certeza garantirão um boom nas suas entregas de troco digital, e consequentemente, na resolução com o seu problema de falta de moedas.


Tem alguma outra estratégia que você aplica no seu estabelecimento? Conta pra gente nos comentários :)


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Autora: Fernanda Miranda Ferreira - Analista de Implementação da Sled




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