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Como aumentar as entregas de troco digital no seu negócio?

Atualizado: 13 de jul. de 2022


Tecnologia • 9 de Jun de 2021

Se você já utiliza a solução Sled Troco, sabe como o troco digital pode ser um excelente aliado na hora de devolver o troco para os seus clientes, não é mesmo?


Extremamente vantajosa, a solução beneficia clientes, operadores de caixa e varejistas, já que ao oferecer e utilizar o troco de maneira digital, a falta de notas e moedinhas deixa de ser um problema.


Com isso em mente, provavelmente você sabe que pode utilizar melhor todo o potencial que a Sled Troco oferece e, assim, aumentar as entregas de troco digital no seu estabelecimento.


Conheça 5 dicas para aumentar o número de entregas de troco digital.


1. Utilize diferentes formas de abordagem com o cliente


Para aumentar as entregas de troco digital no seu negócio, é essencial, primeiramente, saber como oferecer esse benefício para os seus clientes.


Ao unir uma boa estratégia de divulgação, diferentes formas de abordagem e um trabalho de treinamento contínuo entre os colaboradores, a tendência é que a implementação da solução seja ágil e gere bons resultados em pouco tempo.




Por falar em resultados, neste case de sucesso da Sled & Giro Supermercados, você pode conferir sobre como foi possível alcançar excelentes números de entrega de troco digital fazendo uso de técnicas de abordagem e treinamento. Para você ter uma ideia, a Sled Troco fez tanto sucesso nas unidades implementadas que os consumidores passaram a pedir o troco digital em outras lojas da rede.


É certo que a abordagem correta faz toda a diferença no volume de entregas. Isso porque, muitas vezes, os consumidores já estão habituados aos meios tradicionais para receber troco e, até mesmo, ao prejuízo, ficando sem alguns centavos. Esses hábitos, por sua vez, acabam impedindo o cliente de perceber prontamente todas as vantagens que o troco digital oferece.


Além disso, ainda existem algumas barreiras comuns do próprio varejo, como o desconhecimento de alternativas, e até mesmo o receio de usar inovações tecnológicas. O próprio Pix, por exemplo, teve que ultrapassar essas barreiras para ter uma grande aderência por parte dos brasileiros.


No entanto, com as estratégias corretas, é mais fácil convencer os consumidores sobre as vantagens de usar soluções tecnológicas no dia a dia. Principalmente, se levarmos em consideração o fato de que muitos já fazem uso de apps e algum meio de pagamento digital.


Segundo dados da FIS, cerca de 40% da população do país utiliza os meios de pagamentos digitais em transações rotineiras. Ou seja, as inovações são uma realidade de milhões de brasileiros, mas, que precisam ser incentivadas pelos próprios varejistas.

Neste artigo, falamos mais sobre algumas dicas de abordagem no caixa. Confira!


2. Mostre quais são as vantagens que o troco digital oferece


É fato que todo consumidor não quer deixar de receber o seu troco corretamente e se sentir prejudicado. Porém, muitas vezes, a falta de informação, de hábito ou comportamento, fazem com que os consumidores tenham mais desconfiança com a tecnologia por desconhecerem algumas inovações, tais como: carteiras digitais, aplicativos, meios de pagamento eletrônicos, entre outras alternativas.


Para contornar essa barreira inicial e incentivar a aderência a Sled Troco, é importante mostrar para o consumidor todos os benefícios de escolher essa opção ao receber o troco. Entre eles, os mais utilizados pelos varejistas são:


  • “Não é necessário realizar nenhum cadastro para receber o troco digital”;


  • “Você pode visualizar e gerenciar todos os trocos que receber através do aplicativo Troco Simples, super fácil de baixar e utilizar”;


  • “O dinheiro que você receber de troco fica rendendo mais do que na poupança”;



  • “É possível fazer novas compras aqui mesmo usando o troco digital”.


3. Invista na divulgação no PDV e nas redes sociais


A segunda dica para aumentar o volume de entregas de troco digital no seu negócio é investir na comunicação visual e digital, seja no PDV ou nas redes sociais. Ao utilizar o poder da comunicação, você conseguirá apresentar antecipadamente as vantagens do troco digital para o cliente, antes mesmo dele ir às compras.


A Sled oferece diversos tipos de materiais prontos para serem utilizados, incluindo flyers, protetor de tela para o PDV e, até mesmo vinheta para rádio interna, tudo pensado para te ajudar na divulgação do troco digital no seu varejo. Para conferir todos os materiais disponíveis e fazer o download dos arquivos, acesse aqui.


Utilizando esses materiais de apoio da Sled no seu PDV, na sua rádio interna e nas redes sociais da sua loja, ficará muito mais fácil de informar e lembrar que o seu estabelecimento oferece troco digital.


4. Treine seus colaboradores


O operador de caixa tem grande importância e relevância para o sucesso do troco digital. Pelo fato de ter contato direto com o consumidor, o operador é um dos pilares para garantir um grande volume de entregas.


Por isso, é essencial treinar os colaboradores para que ofereçam o troco digital de maneira assertiva. Eles precisam não apenas conhecer a solução, como, também, serem motivados a oferecê-la.


Dica: crie ações de incentivo na sua loja para os operadores que tiverem mais entregas de troco digital. Assim, além de ajudar no sucesso da implementação da solução no seu negócio, você também estará incentivando seus colaboradores e promovendo a motivação contínua. Aproveite e confira aqui algumas dicas para engajar sua equipe.


É importante lembrar que, ao utilizar qualquer solução da Sled, todos os varejistas e colaboradores recebem treinamentos exclusivos, além do suporte personalizado da nossa equipe de Sucesso do Cliente.


5. Mostre para o cliente como é fácil usar o troco digital

Cerca de 64% dos consumidores preferem fazer compras em lojas físicas, seja pela vantagem de ver ou provar o produto, ou pelo fato de poder negociar o preço ou opções de pagamento. Porém, independente do local onde a compra é realizada - seja no varejo físico ou no digital - algo que todos os clientes buscam na hora das compras é facilidade.


Assim, o comportamento do consumidor moderno é voltado para a agilidade e qualidade dos serviços e produtos. Cerca de 85% dos brasileiros já desistiram de fazer compras por conta do tempo de espera.


Com isso em mente, uma excelente estratégia para convencer o seu cliente no momento de oferecer o troco digital é mostrar como é fácil receber o dinheiro. Basta informar o CPF do cliente no fechamento da compra e automaticamente o troco será destinado para o cliente.


E então, o que achou dessas dicas? Depois de colocá-las em prática, você e sua equipe certamente perceberão o aumento das entregas.


Confira mais dicas para ajudar a implementar o troco digital da Sled no seu negócio, assistindo os nossos vídeos da série Academia do Operador. Inscreva-se no canal e receba todos os conteúdos sempre em primeira mão!




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