Com o surgimento de novas formas de pagamento e as mudanças comportamentais da nova geração de consumidores, o futuro do dinheiro se tornou uma incógnita para muitos varejistas.
Afinal de contas, o dinheiro em papel vai acabar? Os cartões são realmente a forma favorita de pagamento? Como o seu negócio pode garantir a fidelização dos clientes em meio às mudanças?
Esses são questionamentos que podem tirar o sono de qualquer varejista. E para te ajudar a vislumbrar esse "futuro não tão distante" nós vamos mostrar quais são as tendências quando o assunto é "dindin".
Comportamentos dos consumidores em relação ao dinheiro e varejo
Nos últimos anos, foi visível o avanço tecnológico dentro do varejo, tanto físico como virtual. Tecnologias como QR Codes, cashback, apps de transferências entre outras se tornaram populares e já estão nos celulares de muitos brasileiros.
Contudo, precisamos destacar alguns comportamentos interessantes dos consumidores, tanto em relação ao dinheiro como ao varejo. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, cerca de 64% das pessoas preferem comprar em lojas físicas.
Ou seja, apesar da grande popularização do e-commerce, boa parte das pessoas gostam de ir até lojas físicas para fazer compras. Outro dado interessante é que boa parte das pessoas prefere a comodidade, e por isso compra em locais perto de casa.
E um detalhe interessante, a quarentena causada pela COVID-19, tem fortalecido essa tendência de compras locais. A Kantar realizou uma pesquisa no começo desse ano e mostrou que 75% das consumidores estão preferindo comprar de mercados e supermercados locais, para evitar aglomerações.
E essa mudança ocasionada pela pandemia, com toda a certeza deve interferir no futuro do varejo e do dinheiro nos próximos anos.
Dinheiro
A preferência por essa alternativa de pagamento se dá, principalmente, com compras abaixo de R$ 100,00.
E é aqui que é o varejista esbarra em uma barreira, a falta de troco. Esse sempre foi um problema recorrente dentro do setor, por conta do hábito dos brasileiros de guardar moedas, e também pelo fato da produção de notas e moedas ter um alto custo para o Banco Central, o que acaba deixando menos dinheiro em circulação.
Outro dado importante é em relação ao crescimento das chamadas carteiras digitais. São elas que possibilitam que os consumidores façam o pagamento via smartphone. De acordo com o IDC, cerca de 61% dos brasileiros das classes A, B e C já tem carteira digital para realizar esse tipo de pagamento. Ou seja, levando em conta esses comportamentos, a praticidade é uma das maiores demandas dos consumidores.
Ao mesmo tempo que as pessoas preferem o dinheiro para pagar, a aderência a meios digitais é cada vez maior, justamente pela facilidade. Para o empreendedor também é interessante buscar soluções que garantam um atendimento otimizado, e que evitem problemas como a falta de troco. E com isso o futuro do dinheiro está diretamente atrelado ao fator comodidade.
E a Sled te ajuda no caminho da transformação, possibilitando que consumidores tenham muitas vezes o primeiro acesso ao mundo digital através de nossas soluções.
O futuro do dinheiro é a otimização
Facilidade, comodidade, e baixos custos: esses são os fatores fundamentais quando pensamos no futuro do dinheiro no varejo.
A verdade é que o pagamento em espécie ainda é uma alternativa amplamente utilizada dentro da América Latina. Com isso, os varejistas que quiserem atender as demandas dos consumidores, mas gerando menos despesas para o negócio, precisam pensar em otimização.
A implementação de novas soluções para o pagamento em dinheiro, como Pix e o troco digital são essenciais, uma vez que acompanham as demandas dos clientes, que prezam pela comodidade.
Integrar pagamentos, permitindo assim que o cliente possa ter mais dinamismo ao pagar e receber o troco das compras, contribuirá para a fidelização. Além disso, investindo em soluções que otimizem o dia a dia do seu negócio, será possível reduzir custos, e ainda garantir um número maior de vendas.
Os desafios que precisam ser vencidos
Quando falamos no futuro do dinheiro é preciso considerar dois desafios grandes que precisam ser vencidos. O primeiro deles é otimizar a frente de caixa, que é onde as interações finais no ambiente físico acontecem.
Para garantir uma experiência completa é fundamental que o varejista otimize essa parte de sua operação. Uma das principais soluções nesse sentido é oferecer formas de pagamento e recebimento de troco integradas, como a Sled Pix e a Sled Troco.
O cliente valoriza não apenas a experiência, mas também a agilidade. E essas soluções farão toda a diferença nesse sentido.
Ainda falando em otimização de frente de caixa, a integração também é indispensável. Não há mais como depender de processos manuais ou que funcionem de forma separada.
Isso só faz que o seu negócio perca tempo e dinheiro. Seja pelo fato dos operadores de caixa terem constantes quebras e demorarem mais para finalizar uma transação, ou até mesmo pelos altos custos de manter soluções separadas.
Logo, o melhor é trazer integrações modernas para o seu PDV, que auxiliem diretamente o seu negócio, e consequentemente, o seu negócio.
O segundo desafio é a equipe, afinal de contas, são os operadores de caixa que estão na linha de frente do varejo. Hoje, muitos varejistas colocam a cargo de seus colaboradores funções como de manter o caixa com troco ou incentivar os clientes a trazerem moedas.
E preparar a equipe para o futuro do dinheiro no varejo é fundamental. Afinal, eles poderão não apenas orientar os clientes, como identificar demandas e tendências com base nos comportamentos que observam diariamente.
Se os seus funcionários não souberem atuar com essas soluções inovadoras, ou até mesmo não estiverem engajados e motivados, dificilmente o seu negócio conseguirá se preparar para atender as necessidades dos consumidores e aderir às mudanças do mercado.
Então, não deixe de preparar, incentivar e monitorar a sua equipe!
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