Existem diversas ferramentas no varejo que podem ser usadas no dia a dia operacional para otimizar a rotina da loja. Quando o assunto é sistemas não poderia ser diferente.
Assim, em meio a tantas opções, é essencial que o varejista entenda as diferenças entre os sistemas de varejo disponíveis hoje no mercado antes de escolher a melhor opção para o seu negócio.
Dentre as opções de sistemas, é importante ressaltar que eles se diferenciam não apenas pelo fato de serem concorrentes, mas, principalmente, porque há opções para os mais diversos fins: seja para auxiliar no PDV, para automatizar operações ou, de forma mais geral, para administrar toda a operação.
Conheça quais são as diferenças dos principais sistemas: ERP, PDV, CRM e outros
ERP, PDV e CRM são os três tipos de soluções mais presentes no varejo. Para entender melhor como cada um deles pode trazer mais vantagens para o seu negócio, preparamos uma lista abordando os principais sistemas além de outros que também são amplamente utilizados no varejo físico. Confira!
ERP
O ERP é um sistema voltado para a otimização da gestão. Isso porque, ele permite que o varejista tenha maior controle sobre as operações internas.
Um dos grandes diferenciais desse tipo de solução é que ela pode ser dividida em módulos, onde cada um é voltado para um setor do estabelecimento.
Outro diferencial do ERP é o fato dele ser facilmente integrado com outros sistemas, como o de PDV. Assim, é possível otimizar diversas operações, como a de conciliação, por exemplo. Além disso, outros benefícios do sistema incluem:
Redução de gastos;
Pode ser integrado a soluções de terceiros, como as soluções financeiras da Sled;
Maior flexibilidade, o que permite a adaptação conforme as necessidades do seu negócio;
Automatização de tarefas.
PDV
Um dos sistemas essenciais em qualquer estabelecimento é o PDV. Afinal, é esse sistema o responsável por viabilizar que as transações dos clientes sejam realizadas.
Um dos grandes diferenciais do sistema de PDV é a integração não apenas com outros softwares, mas, também, com sistemas periféricos, como o leitor de código de barras, por exemplo.
Ao utilizar o sistema de PDV, o varejista também pode integrá-lo com outros produtos, como as soluções oferecidas pela Sled.
Por meio da Sled Troco, por exemplo, o varejista consegue oferecer troco digital para os seus clientes. Ou ainda, se desejar oferecer mais facilidade nos pagamentos, é possível integrar a Sled PIX com o sistema de PDV, permitindo que os clientes façam pagamentos com ainda mais agilidade.
CRM
O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema que também pode ser integrado aos anteriores. Sua função basicamente consiste em reunir informações que possam auxiliar na fidelização de clientes, bem como no estreitamento de relações.
É muito comum que ele seja integrado ao sistema de PDV, de modo a coletar dados de compras, pagamentos e produtos, e assim, gerar insights poderosos para o varejista.
No caso das soluções da Sled, elas também podem ser integradas a esse tipo de sistema, para permitir análises mais aprofundadas dos hábitos dos seus clientes. É possível, por exemplo, avaliar a quantidade de trocos digitais entregues utilizando a Sled Troco ou, até mesmo, identificar quais são os clientes que mais são adeptos dessa alternativa.
TMS
O TMS (Transportation Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em português, é uma solução voltada para facilitar a parte logística da empresa.
O objetivo dessa ferramenta é permitir maior controle sobre todos os aspectos logísticos do varejo físico. Desde a compra de produtos, passando pela distribuição entre as unidades, até a entrega final para o cliente.
Com o boom dos deliverys e do omnichannel, esse tipo de sistema ganhou ainda mais relevância, já que permite uma gestão mais eficiente dos produtos, levando em conta a existência de vários canais de venda.
WMS
O WMS (Warehouse Management System), é um sistema que tem como objetivo ajudar na gestão do estoque do seu negócio.
Muito útil tanto para varejistas que possuem apenas uma loja, quanto para quem administra mais de uma unidade, o WMS permite que o varejista tenha mais controle sobre toda a movimentação de mercadorias evitando, assim, problemas como a falta inesperada de produtos, prazos de validade e até pedidos de modo geral.
O que é API e SITEF e como eles podem ajudar o seu negócio?
API e SITEF são duas siglas comuns quando falamos de sistemas para varejo.
API é a sigla para Application Programming Interface, que em português significa “Interface de Programação de Aplicativos”. Basicamente, ela permite que outros softwares utilizem determinados serviços e produtos de forma facilitada.
Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo o Google Maps, que é um dos maiores cases da área de API. Através de um código, vários outros sites e aplicativos conseguem utilizar o recurso de forma adaptada.
Podemos citar o Uber, que usa uma API do Google Maps para indicar o seu ponto de embarque, bem como o destino e trajeto.
Ao relacionarmos as soluções da Sled com a API, por exemplo, é interessante ressaltar que todos os produtos da Sled são disponibilizados por meio de APIs, otimizando, assim, a implementação, já que dessa forma não é necessário desenvolver nenhum código do zero.
Assim, quando o varejista opta por contratar as soluções da Sled, basta que o profissional da área de TI responsável integre o sistema do varejista às soluções da Sled, usando as APIs como conectores.
Já o sistema SITEF é a abreviação para Sistema de Transferência Eletrônica de Fundo. Por meio de um conjunto de programas, ele permite a criação de uma conexão 100% segura para a realização de transações múltiplas entre um estabelecimento e empresas adquirentes, como as operadoras de cartão, além da própria Sled.
É por meio do SITEF que o varejista pode oferecer diferentes tipos de pagamento, como o troco digital, com muito mais segurança.
Tanto as APIs como o SITEF são muito úteis, pois agregam mais facilidade para todo tipo de varejo físico. Você poderá implementar recursos adicionais com agilidade, conforme as necessidades do seu estabelecimento.
Além disso, esses códigos permitem que você tenha um controle centralizado das operações. O que, consequentemente, ajuda a evitar erros durante as transações do dia a dia. Quer saber mais sobre como implementar as soluções da Sled integradas com o seu sistema? Então aproveite para entrar em contato com o nosso time de vendas.
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