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Dicas para o varejo físico vender mais no Dia dos Namorados

Atualizado: 13 de jul. de 2022


Economia • 7 de Jun de 2021

Grande parte dos varejistas estão esperando vender mais no Dia dos Namorados em 2021 do que em 2020. Isso porque, além do varejo estar em recuperação gradativa, a data em si tem grande importância para o setor varejista.


De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 1,8 bilhão no varejo brasileiro deste ano, sendo a segunda data comemorativa mais importante do calendário quando o assunto é vendas.


Mesmo que as compras presenciais ainda não estejam em seu ritmo normal e muitas lojas pelo Brasil funcionem em horários reduzidos em decorrência da pandemia do coronavírus, os consumidores já têm se mostrado mais animados para gastar nesta data.


Por isso, a primeira dica para o varejo físico vender mais no Dia dos Namorados é preparar sua loja para essa data.


Confira algumas dicas!


Divulgação temática


Sabemos que para vender mais é necessário apostar em uma boa estratégia de divulgação, principalmente para as vendas de Dia dos Namorados, onde o romantismo deve tomar conta da temática das lojas.


A divulgação temática é uma excelente estratégia de marketing de vendas, já que consegue chamar mais atenção dos seus consumidores e, ao mesmo tempo, se manter alinhada à identidade da sua loja. Existem diversas formas de tematizar a divulgação, algumas delas são:


  • Mudar o layout da vitrine;


  • Criar spots personalizados para a rádio da loja;


  • Desenvolver uma campanha temática da data nas redes sociais;


  • Mudar o uniforme dos funcionários para a data;


Explore a diversidade


No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em junho, também considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+.


Portanto, a data também é uma excelente oportunidade para abordar o tema no seu estabelecimento e se posicionar a favor da diversidade.


Criar campanhas que mostrem diferentes tipos de casais é uma excelente estratégia para aumentar as vendas na data, principalmente se levarmos em consideração o ticket médio do público LGBTQIA+.


Para se ter uma ideia, o potencial de consumo desse mercado é de R$ 418,9 bilhões. Além disso, o consumo médio desse público é quatro vezes acima da média.


Além disso, nós já comentamos aqui no blog que cada vez mais os consumidores buscam por marcas e estabelecimentos que estejam alinhados aos seus ideais. Por isso, aproveitar a data para se posicionar sobre diversidade é extremamente importante para os seus clientes.

Invista em tecnologias para otimizar o atendimento


Toda data comemorativa é sinônimo de maior volume de clientes na loja.

Consequentemente, o setor de atendimento é um dos que mais se sobrecarrega.


Para evitar o risco de formar grandes filas, gerar insatisfação dos seus clientes e prejudicar as vendas do seu negócio, é preciso otimizar o atendimento.


Ao implementar algumas soluções tecnológicas que otimizem o atendimento no seu negócio, certamente você irá garantir mais agilidade no atendimento e fechamento de compras.


A Sled Troco, por exemplo, é uma solução que permite devolver os troquinhos dos seus clientes de maneira digital. Assim, seus colaboradores não precisarão correr atrás de moedinhas, atrasar o andamento do atendimento, gerar filas de espera e levar mais tempo para fechar a venda.


Com a Sled Troco, basta que o cliente informe o CPF dele ao operador de caixa. Assim, automaticamente o dinheiro é transferido sem necessidade de cadastro.


Uma outra grande vantagem de oferecer o troco digital da Sled Troco é que o cliente pode usar esses créditos para fazer novas compras no seu estabelecimento. Ou seja, além de agilizar o atendimento no Dia dos Namorados, você ainda estimula a fidelização dos seus consumidores.


Tendência do ano: Kits para presente


Os kits também são ótimas alternativas de produtos para vendas no Dia dos Namorados e que podem contribuir para o aumento do ticket médio da sua loja. São diversos os produtos que podem ser vendidos como kits, por exemplo: cestas de café da manhã, kit para curtir um cinema em casa, kit com diferentes itens de uma mesma categoria, kit de cosméticos ou para criar uma receita em casal, são apenas algumas das opções que podem ser exploradas.


Além de tendência, com essa estratégia de vendas é possível atingir diferentes tipos de consumidores, desde aqueles que ficam em dúvida sobre o que comprar para o parceiro/parceira e acabam optando por opções prontas, até para aqueles que desejam fazer uma surpresa mais elaboradora, criando uma experiência para o casal.


Venda experiências, não apenas produtos


Quando falamos de Dia dos Namorados no Varejo, boa parte dos varejistas associam a ideia de vender mais os produtos mais tradicionais, como perfumes, roupas, cosméticos, entre outros. Porém, é preciso ter em mente que, nessa data, assim como em outras, além de produtos, é importante pensar em como criar experiências para os seus clientes.


Esse é, inclusive, um dos grandes motivos pelo qual os kits de presentes são tendência em 2021, já que os consumidores buscam itens e produtos que possam ser compartilhados para criar memórias.


Além disso, é preciso levar em consideração o fato de que o isolamento social aumentou ainda mais essa busca por uma experiência privada e a dois.

Conclusão


Ao colocar em prática essas dicas, certamente você aumentará as vendas no Dia dos Namorados no seu varejo.


Sabemos que as estratégias de vendas mais tradicionais ainda têm um grande peso no varejo, mas é importante sempre se atentar para as novidades, tendências e soluções tecnológicas que ajudam a evoluir o varejo físico. Por isso, lembre-se de manter esse olhar inovador, moderno e diverso e assim, vender mais, transformar o seu negócio e sair à frente da concorrência.




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  • Economia

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