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5 dicas para você fidelizar seus clientes

Atualizado: 1 de jun. de 2022




Blog Sled
Praticidade • 29 de Out de 2020

Saber como fidelizar clientes é fundamental para qualquer varejista. Afinal de contas, além de manter clientes ser mais barato que conquistar novos, a fidelização é um dos fatores para fortalecer o seu estabelecimento no mercado.


Só para se ter uma ideia, manter clientes fidelizados custa em média de 5 a 7 vezes menos do que conquistar novos. E quando o assunto é gastar, os consumidores "da casa" também se destacam.


Um estudo da consultoria Bain & Company revelou que os clientes considerados fiéis gastam em média 67% do que os novos. Ou seja, fidelização é sinônimo de lucro!


Fidelização é sinônimo de fortalecimento


Se destacar no mercado exige muito jogo de cintura. Afinal, a concorrência no varejo é grande. Agora, imagine ter "embaixadores do seu estabelecimento" te ajudando a fortalecer a sua marca no setor?


Pois é exatamente isso que seus fiéis clientes podem fazer pelo seu negócio. Uma pesquisa da Nielsen revelou, por exemplo, que 92% dos consumidores confiam totalmente na recomendação de amigos e familiares.


E quando o assunto é avaliações na internet, 68% dos consumidores afirmam que confiam em recomendações e reviews digitais. Isso só mostra como cada cliente fidelizado por contribuir como um "embaixador".


É a famosa propaganda espontânea que tem custos mínimos, ou até mesmo zero despesas, mas que gera excelentes resultados!


Como fidelizar clientes no seu negócio


Você acha que para fidelizar clientes é necessário investir alto em ações promocionais, descontos e brindes?


Não necessariamente! Existem várias estratégias simples que você pode colocar em prática para garantir excelentes resultados na fidelização. Bora conferir?


1.Melhore a experiência de compra


A experiência no ponto de venda é um dos elementos mais valorizados pelos clientes . Você sabia que um levantamento da empresa Salesforce mostrou que a experiência de compra é considerada tão ou mais importante que o produto ou serviço por quase 90% dos consumidores.


Logo, para cativar os clientes é preciso melhorar toda o processo de compra. Desde quando ele entra no seu estabelecimento até o pós-venda.


2. Otimize os pagamentos


O atendimento é um dos maiores fatores que pode promover a fidelização de clientes. E quem trabalha com o varejo sabe que a hora do pagamento geralmente é a etapa que toma mais tempo.


É comum, principalmente em horários de pico, que filas se formem, o que acaba comprometendo a experiência do consumidor. E um dos elementos que mais interfere para a formação de filas é o pagamento.


Quando o cliente escolhe pagar em dinheiro, por exemplo, e o operador de caixa não tem as moedinhas, é comum que o profissional tenha que "se virar" para conseguir o troco.


Mas as vezes até mesmo os pagamentos em cartão podem demorar, pois há chances de ocorrerem erros no processamento, conexão ruim e vários outros problemas.


Então como otimizar os pagamentos? A nossa dica é buscar investir em soluções integradas.


Nada de ter que ir até o caixa ao lado para pegar a maquininha de cartão, ou ir no comércio vizinho trocar uma nota de alto valor. Com esse tipo de inovação você pode agilizar essa etapa tão importante, sem atritos e demora!


E a Sled pode te ajudar, retirando as pedras do caminho e deixando ele livre para o seu negócio crescer!


Nós somos a plataforma financeira que resolve os desafios reais do seu estabelecimento, desde a falta de troco até a integração entre os meios de pagamentos.


3. Use programas de fidelidade


Os programas de fidelidade também são excelentes para manter os clientes "ligados" no seu negócio. Além de promover essa aproximação, eles também podem ajudar a aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.


Que tal trabalhar com uma ação do estilo "Gaste X e concorra a prêmios?". Os clientes adoram esse tipo de troca. Os brindes e descontos também são ótimas opções.


O importante ao trabalhar com esse tipo de ação de fidelização é pesquisar e planejar. Você precisa definir as regras para participação no programa de fidelidade, e também avaliar quais os tipos de prêmios ou diferenciais que é possível oferecer.


4. Utilize os dados a seu favor


Os dados também são grandes aliados na fidelização. Com eles é possível conhecer mais à fundo a sua clientela, e assim desenvolver ações mais assertivas.


Mas, para que você consiga trabalhar com essas informações, é necessário contar com um sistema integrado no ponto de venda, e também investir em opções de cadastramento para o seu negócio. Assim, você poderá coletar e analisar os dados dos clientes tanto de modo geral, como individual.


5. Esteja presente no pós-venda


A fidelização não está ligada apenas ao momento da compra em si, mas também ao pós-venda. Todo cliente gosta de se sentir valorizado após ter pago por um produto ou serviço. É o famoso mimar o consumidor.


E você pode demonstrar esse cuidado de diferentes formas. Seja fazendo uma entrega ágil e tomando todos os cuidados necessários para garantir que as mercadorias cheguem em perfeito estado, ou até mesmo oferecendo algum brinde.


Essa é a maneira de demonstrar ao consumidor como ele é importante para a sua empresa, e não apenas no sentido financeiro.


Conclusão


Ao fidelizar clientes, você está contribuindo não apenas com o faturamento do seu negócio, mas também com a imagem e competitividade dele dentro do mercado. Por isso, não deixe de investir em novas estratégias que promovam essa fidelização.


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