Sled Blog

Conteúdos de qualidade para o varejo deslizar em um mundo sem atrito entre as transações financeiras

BG 4.png

Checklist para uma gestão financeira de sucesso no varejo

Atualizado: 13 de jul.


Blog Sled
Economia • 19 de Ago de 2021


A gestão financeira tem muita importância no varejo físico porque é o principal indicador da saúde financeira da empresa. É por meio dos números que o gestor financeiro e varejista conseguem identificar se as ações e estratégias utilizadas estão tendo sucesso ou se será necessário tomar outro rumo.


No Brasil, sabemos que o principal modelo de negócio do varejo físico é de pequenas empresas, sendo elas as que mais sofrem com os impactos econômicos em momentos de crise financeira. A falta de planejamento financeiro acaba sendo uma das principais causas de fechamento de empresas no país.


Nesse sentido, na intenção de driblar qualquer problema financeiro, é importante que o gestor da área saiba quais ferramentas e ações devem fazer parte do seu dia a dia na busca pela saúde do seu negócio.


Para isso, abaixo você confere um checklist para uma gestão financeira de sucesso que você pode começar a aplicar hoje mesmo!


Gestão Financeira pra quê?


Como sabemos, a gestão financeira é um trabalho essencial para qualquer negócio e que tem como objetivo controlar as finanças da operação, incluindo os investimentos, despesas, lucros, empréstimos, entre outros.


Aqui, porém, é importante lembrar que uma gestão financeira de sucesso não deve:


  • Misturar as contas pessoais com a da loja;


  • Deixar de registrar contas e operações;


  • Não fazer o controle de estoque;


  • Ignorar o fluxo de caixa;


  • Não estabelecer prioridades;


  • Entre outras práticas que prejudiquem o desenvolvimento do negócio.


Agora que você já sabe o que não deve fazer, confira quais ações você deve fazer para uma gestão financeira de sucesso!



Blog Sled
Crédito da imagem: Freepik

1) Planejamento financeiro


O planejamento deve ser o primeiro passo no controle financeiro do negócio. Nele, você deve incluir todos os objetivos, ações, prazos e resultados esperados para determinado período.


Por exemplo: determinar que o planejamento financeiro será trimestral e nele entrarão:


  • Despesas e custos previstos;


  • Média de receita a ser gerada;


  • Ações que serão realizadas para diminuir os custos;


  • Verba destinada para investimentos;


  • Soluções tecnológicas que serão contratadas para a evolução do negócio.


Essas são apenas algumas sugestões que podem fazer parte do seu planejamento financeiro. O mais importante, no entanto, é conhecer profundamente seu negócio para saber investir os recursos nas áreas certas. Lembrete: Uma gestão financeira de sucesso no varejo depende de três fatores:

conhecimento sobre a área de atuação, capacidade de analisar e agir estrategicamente.


2) Fluxo de caixa


O controle do fluxo de caixa certamente é uma das principais funções da gestão financeira.


Para isso, é preciso estar constantemente atento à previsão, orçamento e fluxos de entrada e saídas de dinheiro. Também fazem parte dessa função: cobranças, aquisições e pagamentos.


Vale lembrar que o fluxo de caixa não se trata apenas de analisar as finanças. É necessário também pensar em estratégias para reduzir desperdícios, cortar custos desnecessários e vender mais produtos.


3) Otimização de estoque


Todo gestor financeiro sabe como a gestão de estoque pode ser uma bomba relógio para a saúde financeira da empresa. Isso ocorre porque, frequentemente, o estoque é responsável por prejuízos financeiros e um dos grandes vilões das perdas no varejo.


Produtos avariados, vencidos ou pouco comprados são alguns dos motivos que tornam o estoque uma questão delicada no dia a dia da operação.

Uma ótima maneira de modificar esse cenário inclui:


  • Checar a quantidade de produtos armazenados;


  • Organizar o espaço para evitar danificar os produtos;


  • Acompanhar de perto os prazos de validade dos produtos;


  • Automatiza o controle de estoque um com sistema, como um ERP;


  • Fazer descrições detalhadas dos produtos;


  • Planejar e definir datas para reposição.


4) Manter sua equipe treinada e motivada


À primeira vista, pode até parecer que o gestor financeiro é responsável apenas no que se refere aos números, mas o sucesso de um negócio também depende dos colaboradores. Por isso, o treinamento e o engajamento da equipe devem fazer parte do checklist do gestor financeiro. Confira algumas dicas para manter sua equipe engajada no eBook abaixo!





5) Investir em soluções financeiras tecnológicas

O último item do checklist de uma gestão financeira de sucesso deve incluir o investimento em inovação. É por meio da inovação e da tecnologia que os negócios evoluem, se destacam frente à concorrência e se mantêm atualizados no mercado. Uma dessas soluções financeiras tecnológicas que possibilitam facilitar o dia a dia da operação e aumentar o lucro é a Sled Troco. Sled Troco é uma solução de troco digital totalmente integrada ao seu PDV que possibilita que você devolva o troco para o seu cliente de forma digital. Você dá adeus para a estressante tarefa de correr atrás de moedas, diminui suas sangrias e quebras de caixa e fideliza seus clientes. Sled Troco é um verdadeiro ganha-ganha! Quer saber mais? Acesse este link e descubra tudo sobre a solução.

Assuntos

  • Economia

0 visualização0 comentário