Existem diversas datas dentro do varejo que são excelentes para o varejista tirar proveito e utilizar em estratégias pontuais e aumentar as vendas. Uma delas é o Dia do Consumidor.
A data foi criada nos Estados Unidos como uma maneira de trazer para os holofotes o debate sobre os direitos dos consumidores. Porém, rapidamente ela se tornou um dia voltado para o varejo e o comércio.
É muito comum que no dia 15 de março, ou até mesmo durante todo o mês, sejam realizadas ações focadas nos clientes. Afinal, são eles quem garantem a manutenção e crescimento do comércio.
Ao longo dos últimos anos, muitas mudanças no mercado ocorreram, principalmente relacionadas com tecnologia e uso de redes sociais para publicidade. Porém, muitos varejistas ainda encontram dificuldades em criar ações mais assertivas e que engajem seus consumidores.
Pensando nisso, neste artigo, a Sled apresenta um panorama geral sobre o consumo no Brasil e no Mundo, além de algumas dicas de como aproveitar o Dia do Consumidor da melhor maneira possível, fazendo uso de estratégias e ações eficazes. Confira!
O consumo no Brasil e no mundo
Não há como falar do consumo no Brasil e no mundo sem levar em conta a pandemia. Afinal, há mais de um ano ela transformou completamente diversos hábitos e acelerou algumas tendências.
Compras online, delivery e mercado via app, foram alguns dos comportamentos adotados até agora durante este ano de pandemia. Entendê-los, portanto, é fundamental para garantir bons resultados nas suas estratégias, seja para a Semana do Consumidor ou outras datas comerciais importantes para o varejo.
Uso de meios de pagamento digitais na hora de comprar
Uma das principais tendências que ganhou força com a pandemia foi o uso de meios de pagamento digitais. Este já era um hábito que já vinha ganhando espaço, mas, com a necessidade de evitar o contato (contactless), rapidamente se tornou parte da rotina de boa parte dos brasileiros.
Para se ter uma ideia, a busca por aplicativos de pagamento e carteiras digitais aumentou em 30% no início da pandemia. Além disso, pelo menos 60% dos usuários de smartphones afiram que já fizeram pagamentos através de apps móveis.
Crescimento do e-commerce, mas lojas físicas ainda com força
Não há como negar que o e-commerce teve um grande boom no último ano. O crescimento foi superior a 50%, movido, principalmente, pela necessidade das lojas físicas fecharem as portas.
Porém, aqui vale ressaltar que isso não é motivo para os varejistas que possuem unidades físicas desanimarem. Isso porque, apesar dos consumidores focarem mais no comércio eletrônico, a grande maioria também demonstra vontade em retornar às compras presenciais.
A ShopFully mostra esse comportamento através de uma pesquisa realizada entre shoppers de todo o país. Segundo o estudo, 78% dos entrevistados gostaria de receber avisos em relação a reabertura de lojas.
Ou seja, as pessoas querem voltar para às compras presenciais, mas, claro, com a garantia de que esses estabelecimentos estão seguindo todas as medidas necessárias.
Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor
Sem sombra de dúvidas, o Dia do Consumidor é uma excelente data para focar em vender mais e fidelizar os clientes. Uma pesquisa conduzida do Google Survey mostrou que cerca de 35 milhões de brasileiros já conhecem a data no Brasil.
Além disso, cerca de 35% afirmou que acham as promoções para essa data boas ou muito boas. E essa é uma realidade também para o e-commerce.
Segundo uma pesquisa da SimilarWeb, a Semana do Consumidor é responsável por 13 milhões de visitas adicionais.
E para que você possa aproveitar ao máximo essa data nós separamos algumas dicas de ouro. Confira!
1. Invista em atendimento
Quando falamos em datas comerciais para vender mais, a maioria dos varejistas pensa apenas em criar promoções e dar descontos. Boa parte, porém, se esquece que um dos pilares para que qualquer data do seja um sucesso, consiste no atendimento.
A Semana do Consumidor já faz parte do calendário comercial. Logo, é normal que haja um fluxo maior de clientes nesse período.
Por isso, é importante treinar a equipe para garantir um atendimento eficiente, bem como investir em ferramentas que possam auxiliar os colaboradores.
Nesse sentido a Sled Troco é uma ferramenta que pode te ajudar e muito. Isso porque a solução acaba de vez com um dos maiores transtornos do dia a dia do varejista, a falta de moedas.
Com essa solução, você oferece o troco para o cliente de maneira totalmente digital. Assim, além de não ter que se preocupar com a escassez de moedinhas, você ainda irá agilizar o atendimento.
2. Saiba focar nos segmentos preferidos entre os consumidores.
Outra dica para aproveitar ao máximo o que a data tem a oferecer é focar nos segmentos preferidos entre os consumidores na Semana do Consumidor. Assim como acontece com a Black Friday, existem alguns tipos de produtos que se destacam pela alta procura, tais como:
Smartphones;
Computadores;
Videogames;
Calçados;
Roupas;
Eletrodomésticos de modo geral.
Ou seja, a maioria das pessoas foca em itens que não são de primeira necessidade, apesar dos Alimentos e Bebidas sempre venderem muito. Afinal de contas, os consumidores já esperam bons descontos para o período, e por isso tendem a aguardar por ele.
Contudo, não se esqueça que o Dia do Consumidor é muito próximo da Páscoa, outra data importantíssima para o varejo, sendo que nos últimos anos houve um grande aumento na busca por itens ligados a essa segunda data comemorativa, como chocolates e ovos de Páscoa.
Então, lembre-se de pensar em estratégias que possam “unir” os consumidores das duas datas.
3. Não faça nada sem planejar
A Semana do Consumidor é uma data que tende a gerar aumento no volume de vendas. Então, antes de pensar em fazer qualquer promoção, faça um bom planejamento.
Verifique desde o seu estoque, até como a estratégia irá impactar o seu caixa no final do mês.
Caso contrário, você corre o risco de ter problemas como faltar produtos que estão em promoção ou, até mesmo, do aumento de vendas não trazer uma melhora no lucro. Portanto, sempre avalie tudo com calma.
O Dia do Consumidor pode ser excelente para o seu negócio, principalmente se não for pensado como uma data pontual. Aproveite para inovar e pensar em estratégias que possam beneficiar o seu estabelecimento e os seus clientes a longo prazo.
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