A perda no faturamento é um assunto que preocupa todo varejista. Afinal, a diminuição da margem de lucro pode ser facilmente impactada por diversos fatores. No varejo físico, um desses fatores que influencia a perda de faturamento é o excesso de sangrias.
Procedimento comum no varejo, o excesso de sangrias, principalmente em supermercados, tem como objetivo garantir mais segurança para o caixa, evitando o acúmulo de grandes quantias no PDV. Neste artigo, “Tudo o que você precisa saber sobre sangria de caixa, falamos mais sobre como funciona a sangria.
Pelo fato desse processo exigir uma logística complexa no estabelecimento, a sangria deixa de ser apenas um simples procedimento de “retirar o dinheiro de um local e levá-lo para outro”, mas acaba incluindo outras etapas e processos, como a contagem de moedas e cédulas manualmente, a separação do dinheiro e o transporte. Isso sem mencionar a necessidade de um operador de caixa pausar a sua rotina de trabalho para realizar esse tipo de procedimento.
Pensando nisso, mostramos abaixo como as sangrias excessivas podem afetar diretamente o faturamento e como é possível evitá-las. Confira!
Quais perdas as sangrias excessivas podem gerar?
O faturamento de uma loja não depende apenas da quantidade de vendas. Na realidade, o faturamento está diretamente ligado a fatores como: precificação, diversidade e disponibilidade de produtos, atendimento e qualidade das operações.
Nesse sentido, quando o dia a dia da loja é afetado pelo excesso de sangrias, o faturamento também acaba sendo afetado.
Aumento no índice de erros
Sabemos que as sangrias exigem um trabalho detalhado de contagem e verificação de cédulas e moedas, o que normalmente é feito manualmente, o que pode acabar aumentando o número de erros e ocasionando quebra de caixa.
Não é raro que os operadores registrem diferenças na hora do fechamento. Apesar de parecerem pequenas em um primeiro momento, essas diferenças de valores afetam diretamente o lucro.
Ao ter que cobrir os erros e quebra de caixa causados pelas sangrias, o faturamento da loja acaba sendo constantemente impactado.
Gastos com gestão de numerários
Outra razão pela qual o excesso de sangrias é prejudicial para o faturamento é o aumento nos gastos com gestão de numerários.
Muitos varejistas, buscando garantir mais segurança na hora de transportar os valores da loja para o banco, optam por contratar o serviço de transportadoras de valores. Inclusive, algumas lojas até já contam com esse serviço para tentar minimizar a falta de troco.
Com isso, o estabelecimento ganha mais despesas apenas para gerenciar o dinheiro que entra no caixa, algo que na prática não dá qualquer retorno financeiro. Nesse sentido, a gestão eficiente de numerários é fundamental para garantir mais resultados e menos perdas para a sua loja.
Atendimento demorado
Outro grande prejuízo que o excesso de sangrias gera é a demora no atendimento no PDV. Afinal, o procedimento exige que seja necessário fechar o PDV toda vez que uma sangria de caixa é realizada.
Quando isso é feito, geralmente grandes filas se formam no caixa, ou os clientes acabam tendo que se dirigir para outros caixas abertos e gerando filas, de qualquer forma. Assim, é necessário aguardar até que toda a contagem e transporte de valores seja feito, o que também pode prejudicar as vendas, uma vez que os consumidores não estão dispostos a esperar.
Segundo o levantamento Retail Reimagined, “nove entre cada 10 consumidores já desistiram das compras por conta de filas”.
Como evitar a perda de faturamento por conta das sangrias excessivas
Os 3 fatores mencionados acima demonstram como as sangrias excessivas podem gerar grandes perdas no faturamento, não apenas pelos gastos envolvidos, mas por gerar desperdício de tempo e prejudicar as vendas e o atendimento ao cliente.
Porém, muitos varejistas acabam escolhendo manter essas operações no PDV por acreditarem que há mais segurança.
Para resolver de vez esse problema da perda de faturamento e garantir a segurança que o varejista necessita, basta criar ações e incentivos que facilitem a circulação de dinheiro dentro da loja.
Assim, toda vez que o dinheiro entrar ou sair da loja com rotatividade, não haverá mais o problema do acúmulo de grandes quantias, já que as cédulas sempre estarão em circulação.
Existem diversas maneiras de estimular esse giro e, ao mesmo tempo, obter benefícios para o negócio. Conheça algumas delas.
Serviços adicionais
Uma dica para estimular a circulação de cédulas é oferecer serviços adicionais dentro da loja. A tendência, que ganhou o nome de “varejo de serviços”, vem ganhando muita força e tem como foco principal agradar o consumidor ao oferecer diferentes tipos de comodidades em um só lugar.
O varejo de serviços visa ir além somente de solucionar a necessidade de compras do consumidor. A estratégia se baseia em estudos do comportamento do cliente e pode ser uma excelente maneira de auxiliar para que o dinheiro gire no estabelecimento sem ficar acumulado no PDV.
Saque no ponto de venda
Uma outra forma de fazer o dinheiro circular dentro do varejo físico é oferecer o saque no ponto de venda. Assim como na dica anterior, essa é uma tendência que também vem ganhando cada vez mais adeptos.
Isso porque, o saque de dinheiro oferece vantagens não somente para o varejista como para o consumidor.
O dono do estabelecimento, além de gerar circulação interna de dinheiro, atrai mais clientes pela comodidade que oferece. O consumidor, por sua vez, ganha mais facilidade na hora de fazer compras, não precisando mais ir em busca de caixas eletrônicos ou bancos distantes para sacar dinheiro toda vez que precisar.
Por fim, independente do tipo de estratégia escolhida para reduzir as sangrias de caixa, é essencial pensar em como implementá-la no negócio. Assim, é possível garantir efetividade nas ações e estratégias além de melhorar o faturamento.
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