Para ser bem sucedida, a gestão de um negócio inclui diversas áreas e processos. No varejo físico, especialmente, essa gestão deve incluir, principalmente, a operação.
Responsável por garantir o planejamento e execução de todos os processos do negócio de maneira eficiente, a gestão operacional no varejo torna a empresa melhor como um todo.
As vantagens de processos bem planejados e executados incluem desde o aumento da satisfação dos clientes, maior procura pelos produtos ou serviços, até a melhora do engajamento e da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, do lucro.
Por isso, é importante que gestores operacionais e varejistas saibam o que é gestão operacional no varejo físico e como implementá-la no dia a dia do negócio.
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O que é gestão operacional
A gestão operacional de um negócio faz parte da área administrativa responsável por coordenar e gerenciar as operações desenvolvidas naquela empresa.
Assim, procura auxiliar o profissional do varejo responsável a manter o bom funcionamento do negócio, ter uma visão ampla e precisa sobre a produtividade da equipe, a realização de processos, automação de tarefas, além do aprimoramento contínuo do trabalho realizado em todas as etapas do empreendimento.
Mas, afinal, quais são as tarefas de um gestor operacional no varejo?
Quais são as responsabilidades de um gestor operacional no varejo?
Quando falamos em varejo, principalmente o varejo físico, como supermercados, farmácias e postos de gasolina, o profissional conhecido como “gestor operacional” é responsável por:
Gestão de estoque;
Gestão da equipe, como operadores de caixa, fiscais, repositores, entre outros profissionais;
Planejamento de recursos de produção;
Analisar, otimizar e automatizar operações;
Analisar o fluxo;
Acompanhar e auxiliar nas operações de caixa, como sangrias e busca por troco;
Modernizar a infraestrutura da empresa;
Investir em tecnologia e soluções que facilitem o dia a dia da operação;
Entre outras responsabilidades que ajudem no bom funcionamento e manutenção da empresa.
Nesse sentido, o gestor operacional deve ter não apenas competência técnica, como também uma ampla visão sobre o negócio e clareza sobre o seu papel na atividade administrativa.
Como ter uma gestão operacional eficiente
O segredo para realizar uma gestão operacional eficiente consiste, principalmente, no planejamento.
Uma gestão operacional bem planejada e eficiente auxilia na garantia do sucesso do varejo.
O planejamento é a principal tarefa de qualquer sistema de gestão, seja ele do varejo ou qualquer outro setor, já que fornece visão e perspectiva da situação do negócio, além de quais passos e ações serão necessários para alcançar os objetivos da empresa.
Nesta etapa, é necessário que o gestor operacional e/ou varejista tracem as metas, objetivos e ações da empresa a curto, médio e longo prazo.
Com esse esquema em mãos, é possível delimitar as ações a serem realizadas, delegar tarefas e acompanhar os resultados. Também é importante ter uma planilha de gestão contendo as principais métricas e dados a serem analisados periodicamente pelos responsáveis.
Com base na análise de dados é possível verificar se o planejamento está fornecendo os resultados esperados e, caso não, como ajustar a rota durante o processo.
3 dicas para implementar a gestão operacional no seu negócio
A implementação de uma gestão operacional eficiente consiste, em grande parte, nestas 3 dicas:
1) Crie um planejamento detalhado e coloque-o em prática
Como dissemos anteriormente, o planejamento é essencial para uma gestão eficiente. Assim, ele deve estar presente na implementação da gestão operacional do negócio desde o início e ser constantemente revisitado.
Lembre-se: um bom planejamento é aquele que está bem memorizado e colocado em prática. De nada adianta um super planejamento se você não colocá-lo em prática e testá-lo.
2) Faça alinhamentos e engaje sua equipe
Sabemos que no varejo físico, a baixa produtividade e engajamento dos colaboradores é uma queixa frequente de gestores e varejistas. Além disso, o alto índice de turn over (rotatividade) dos funcionários, como operadores de caixa, também é algo recorrente no segmento.
Por isso, é importante que o gestor operacional realize alinhamentos, treinamentos constantes com sua equipe e saiba quais são as melhores técnicas e estratégias para engajá-los.
Além do custo financeiro que a baixa produtividade e alto turn over geram, também há o desgaste e perda de tempo para novas contratações, treinamentos e períodos de experiência, por exemplo.
Por isso, a melhor estratégia para a operação é manter a equipe engajada.
3) Incentive o uso da tecnologia e de soluções que facilitem o dia a dia de colaboradores e clientes
Um bom gestor operacional não foca apenas no presente, mas tem visão de futuro. Isso significa estar atento às mudanças de mercado, ao desenvolvimento da tecnologia e adotar uma cultura de inovação na empresa.
São essas caraterísticas que permitirão elevar o negócio a outro patamar, destacá-lo frente aos demais concorrentes e, consequentemente, gerar mais lucro para o negócio.
Para isso, procure conhecer as novidades do mercado voltadas para o varejo.
O troco digital, por exemplo, é uma dessas soluções que estão revolucionando o varejo físico.
A Sled Troco, uma dessas soluções, permite que o varejista devolva o troco de forma digital e diretamente no CPF do consumidor. Totalmente integrada aos sistemas de PDV, TEF e ERP, a Sled Troco elimina de vez a necessidade de cédulas e moedas para troco.
A solução de troco digital facilita não apenas o dia a dia de operadores e fiscais de caixa, como também elimina a responsabilidade do gestor operacional ter de ir em busca de troco. Além disso, há ainda a satisfação dos clientes ao receberem o troco corretamente sem espera na fila e a diminuição das sangrias de caixa são algumas das inúmeras vantagens da solução. Fico interessado para saber mais? Então acesse este link e conheça tudo sobre Sled Troco!
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