

Para entender quais ações nossos clientes realizavam para ter uma performance tão exemplar, nós aplicamos uma pesquisa com a nossa base e descobrimos quais as melhores estratégias para alcançar resultados extraordinários com o troco digital. E claro, vamos dividir tudo com você, pois o sucesso dos nossos clientes também é o nosso sucesso :) Essa pesquisa foi realizada com questionário, com perguntas e opções de respostas iguais para todos os clientes, permitindo fazer uma análise quantitativa e qualitativa para as perguntas abertas. A pesquisa foi realizada por ligação.
Divulgação
Um dos pontos que mais chamou a atenção é a divulgação. Vimos que clientes que divulgam em 3 canais ou mais, conseguem ter até 10x mais resultados!
Os canais mais comuns são os materiais de PDV, instagram, WhatsApp e claro, os operadores, que abordam e explicam sobre os produtos para os clientes.

Entendendo que a divulgação é essencial, criamos um calendário completo de divulgação do Troco Digital para ajudar a espalhar a novidade para todos os clientes que frequentam sua loja. Elaboramos tudo: conteúdo, arte, sugestão de datas e até canais.
Temos também diversos materiais elaborados pelo nosso time de marketing, disponíveis na nossa Central de Ajuda, como spot de rádio, artes para stories, whatsapp, materiais de PDV, flyer, entre outros!
Gestor(a) do Projeto e multiplicadores
Todos os nossos clientes com excelente performance possuem um gestor do projeto, ou seja, uma pessoa responsável por acompanhar os resultados, treinar e auxiliar toda a sua equipe. Essa figura é essencial para o sucesso, pois é ela que vai garantir que a operação esteja rodando.

Porém, percebemos que além do(a) gestor(a), a maioria dos nossos clientes com excelente performance também possuíam outra pessoa responsável pelo sucesso do projeto.

Isso garante melhor acompanhamento nos estabelecimentos e também uma melhor disseminação para a equipe quanto aos produtos oferecidos aos clientes. Geralmente, os fiscais de caixa é quem fazem esse papel e, algumas vezes alguém responsável pelo setor financeiro também se envolve.

Treinamento
Quase 90% dos clientes disseram que quando um novo colaborador entra, eles realizam treinamento sobre a funcionalidade. Isso garante que, por mais que exista rotatividade, todos saibam e entendam como funciona, como oferecer ao consumidor e como responder as dúvidas mais frequentes.

Para ajudar no treinamento dos operadores nós temos a Academia do Operador, com vídeos exclusivos sobre os nossos produtos. Temos também, nosso Guia de Implementação com vídeos essenciais para o treinamento.

Acompanhamento de relatórios
Outro ponto essencial é sempre estar de olho nos resultados da operação a partir dos relatórios. De acordo com a pesquisa realizada, 78% dos nossos clientes dizem acompanhar os relatórios "com frequência" e 22% dizem acompanhar "às vezes".

Nosso Portal do Cliente é bastante intuitivo. Disponibilizamos também um vídeo para te mostrar como é fácil acompanhar os relatórios. Por isso, nosso conselho é: sempre acompanhe os relatórios detalhados ao menos 1 vez por semana e o consolidado todos os dias. Você pode separar por período, loja, PDV, ou por tipo de transação.
Afinal, quais são as boas práticas aplicadas pelos clientes da Sled?
Perguntamos quais as boas práticas por eles aplicadas que refletem no sucesso da operação nas lojas. Acompanhe abaixo cada uma delas!
Metas
Muitos dos nossos clientes determinam metas para os operadores. Nós sempre indicamos que as metas sejam definidas por PDV/dia ou por operador/dia. Assim, é possível acompanhar e identificar quem está se destacando e ajudar quem não está de forma mais rápida e assertiva. Temos uma calculadora dos nossos produtos gratuita para ajudar você a definir quais metas podem ser determinadas para os operadores.

Premiação
É muito comum que clientes incentivem os operadores com premiações. Quando falamos premiações estamos nos referindo às mais diversas, desde vale compras na loja até vale lanche na padaria, ou eletrodomésticos que são vendidos no estabelecimento, entre outros. O que importa é realmente reconhecer o esforço e dedicação de quem está fazendo acontecer!
Nós também temos uma arte linda que você pode colocar na sua loja, elegendo o(a) colaborador(a) do mês que mais entregou troco digital no mês! 💙

Acompanhamento próximo
Sabemos que toda novidade exige esforço, dedicação e atenção. E, para que as soluções da Sled façam parte da rotina do operador de caixa é muito importante que exista acompanhamento diário. Caso eles não saibam responder às dúvidas dos clientes, é muito provável que eles não ofereçam, pois terão receio de passar informações errôneas. Estar perto, ajudar e acompanhar traz segurança e fará com que a equipe de operadores entendam que o troco digital é uma solução definitiva, e não algo temporário.

Treinamento
Como falado anteriormente, para que a solução seja um sucesso, o treinamento é realmente essencial. Tanto para novos colaboradores quanto para os que já estão na operação, reciclar a informação é a boa pedida para deixá-la sempre fresquinha na cabeça de todos! 😃

Planos de sucesso
Além de todas as estratégias levantadas pelos nossos super clientes, nosso time de sucesso do cliente também criou uma série de ações que você pode fazer para performar ainda mais! É o que chamamos de Planos de Sucesso! De acordo com o objetivo traçado para o seu estabelecimento, temos estratégias definidas para que você consiga atingir da forma mais rápida e eficaz possível.
Estamos sempre pensando em maneiras de facilitar a rotina e a operação do seu estabelecimento. Então, atualizamos também nossos materiais, conteúdos e processos, levando sempre o melhor pra você e a sua loja.

Essas são algumas das estratégias que os clientes com excelente performance compartilharam com a gente. Se você é nosso cliente e tem mais alguma estratégia que funciona super bem, compartilha aqui com a gente nos comentários 😉 E se você estiver com alguma dificuldade com o Troco Digital da Sled, manda um email para sucesso-do-cliente@sled.com.br que teremos o maior prazer em te ajudar, elaborar juntos um plano de sucesso e dar todo o suporte que você necessitar! :)
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Autora: Carolina Egger Catucci - Gerente de Customer Success da Sled
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