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Rede Asun: O Treinamento do time como estratégia para resultados incríveis

Atualizado: 27 de jul. de 2022

Uma das etapas mais importantes da fase de Habilitação de novos clientes na Sled é o treinamento da equipe. Nosso time tem o cuidado de ressaltar a importância da participação de toda a equipe de frente de caixa nesta etapa.


Quando falamos de varejo, reunir todo o time torna-se um grande desafio, primeiro pela impossibilidade de parar o atendimento ao cliente, e segundo pela questão dos turnos diferenciados dos colaboradores.


Um dos nossos clientes recém habilitados com a solução de troco digital, o Asun Supermercados, com 640 operadores divididos em 40 lojas da rede, nos possibilitou aplicar o treinamento da operação para toda sua equipe de frente de caixa.




Fernanda Ortiz, responsável pela área de treinamento e desenvolvimento da rede Asun, foi quem organizou as turmas e nos deu todo o suporte. O treinamento aconteceu de forma online, foram 8 turmas divididas entre 80 operadores. Já os materiais apresentados e de suporte para os operadores, ficou por conta da Sled, como é de praxe no nosso processo.


O treinamento para a equipe completa é algo que nossa equipe de Habilitação se dedica para realizar com todos os clientes, sabemos do resultado que isso gera na operação, e por isso enfatizamos a importância já na primeira reunião.


No caso do Asun, antes mesmo de apresentarmos esta possibilidade, ela foi levantada pela Encarregada pelos treinamentos, Fernanda, em nossa reunião de alinhamento entre Sled e Asun, o que nos deixou muito animados e com a certeza de que grandes resultados estavam por vir.


“O treinamento on-line com a equipe da Sled e Asun para a equipe de frente de caixa foi super importante para o start do projeto e para que entendam de forma aprofundada as oportunidades que temos com o troco digital. Todos que participaram conseguiram tirar as suas dúvidas e ter o entendimento desta nova solução. Ponto fundamental para que possamos entregar de forma confiável para o cliente o seu troco, agora de forma digital”, comenta Fernanda.


Engajamento da equipe no processo


O engajamento e a participação da equipe foi incrível, em razão da cultura de capacitação ser algo muito presente na rede, os colaboradores estão habituados a participarem e a tirarem dúvidas, o que reflete positivamente na qualidade e no dinamismo do encontro.


Além do treinamento online, o Asun gravou vídeos demonstrando a utilização de todas as operações no PDV e deixou disponível no sistema de gestão interno da rede. Tudo para que a equipe de frente de caixa se mantenha sempre atualizada sobre a solução de troco digital.


Os vídeos gravados e disponibilizados no sistema de gestão interno, para suporte da equipe na operação, estão sendo importantes, pois, com eles os novos colaboradores já conseguem ter a informação de como funciona a operação do troco digital, já na sua chegada à empresa. Estes treinamentos também estão servindo para que os colaboradores mais antigos possam relembrar alguma informação no caso de ter alguma dúvida do processo” complementa Fernanda, responsável pela área de treinamento e desenvolvimento da rede Asun.


Resultados já nos primeiros meses de operação


Os resultados podem ser vistos na prática, hoje, com cerca de 3 meses de operação, já foram entregues mais de 16 mil trocos digitais, um resultado expressivo para uma operação que iniciou há pouco tempo, e a expectativa é de que este número cresça ainda mais.


Comparamos o resultado de uma das lojas do Asun, isoladamente, com outro cliente de porte parecido, que tenha optado por não treinar toda sua equipe de frente de caixa com a Sled, a diferença é evidente e podemos percebê-la no gráfico abaixo.




As lojas foram ativadas no mesmo mês, e o período analisado foram os últimos 7 dias de operação, 06 a 13/05/22. Claramente a loja da rede Asun, localizada em Osório, mesmo tendo uma quantidade menor de PDVs, realizou mais entregas do que a loja que não treinou toda sua equipe.


Em casos em que não é possível de forma alguma que toda a equipe de frente de caixa participe do treinamento, é importantíssimo que alguém da loja fique responsável por repassar o treinamento. Para isso, disponibilizamos o Guia da Habilitação com diversos vídeos e materiais, tudo para facilitar o repasse das informações para os colaboradores.


A importância dos treinamentos recorrentes


Revisões periódicas sobre a solução com o time, também são necessárias quando falamos em treinamento, principalmente no varejo, onde a rotatividade do time costuma ser frequente. De acordo com uma pesquisa realizada com clientes Sled, com grande volume de entregas de troco digital, 90% realizam treinamentos recorrentes com sua equipe de frente de caixa, o que confirma ainda mais a importância da atualização frequente do time.


Fica aqui nossa orientação, invista em treinamentos para sua equipe, e acesse o Guia da Habilitação Sled e a Academia do Operador para acessar diversos materiais ricos. A equipe Sled está disponível para prestar todo apoio, conte conosco.



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