top of page

Sled Blog

Conteúdos de qualidade para o varejo deslizar em um mundo sem atrito entre as transações financeiras

BG 4.png

Sucesso da Sled Troco: consumidores pedem a solução em novas lojas

Atualizado: 13 de jul. de 2022

Como a solução com grande aceitação dos consumidores resolveu a falta de troco


Na rede Giro Supermercados, que conta com três lojas e um atacado na cidade de Ourilândia do Norte, no Pará, a falta de troco sempre foi um problema crônico. Como em muitos estabelecimentos de varejo, as moedas eram constantemente substituídas por balinhas ou bombons. O consumidor, claro, nem sempre ficava satisfeito.



“Todo dia a gente escutava dos clientes que eles iriam vir para comprar e trazer balinhas para pagar a conta. Acho que todo o mercado passa por isso. A gente sempre sofreu com a falta de moeda, acho que o pessoal gosta de guardá-las em casa, nos cofrinhos. Então, fomos buscar uma solução para esse problema” - Carla Eloise Zimmer, gerente financeira da Giro Supermercados


Solução temporária

Na rede, os fiscais de caixa são os responsáveis por conseguir troco. Carla conta que, para isso, muitas vezes eles precisavam tentar com os clientes ou ir até padarias ou a outros locais para fazer a troca. “Ao todo na rede são cerca de 40 PDVs, então a gente sempre precisa de muito troco”, reforça Carla. Por isso, os fiscais de caixa acabavam saindo da rotina de trabalho de dentro do supermercado. Ou seja, tempo desperdiçado.



Fiscais de caixa precisavam recorrer a comércios vizinhos para conseguir moedas para troco.

Solução definitiva

A primeira tentativa para acabar com o problema foi a criação de um ticket ou um vale-compras que funcionasse dentro do sistema, mas não deu certo e a ideia foi descartada. A solução definitiva chegou por uma sugestão da CISS, empresa de tecnologia, que apresentou a solução de troco digital da Sled. “Em junho conhecemos a solução e no mesmo mês decidimos implementá-la em duas lojas.”



A solução foi implementada logo no início em duas lojas.

Momento de conhecer

Os operadores e fiscais passaram por um treinamento e começaram a oferecer a possibilidade do troco digital aos clientes. Carla conta que a implementação com os operadores foi tranquila. Já com os clientes, eles enfrentaram uma resistência inicial. Então, para apresentar essa nova possibilidade, a empresa criou cartazes explicativos e investiu na relação dos operadores com os clientes. “Como aqui é uma cidade pequena, alguns clientes tiveram uma desconfiança no início, mas que foi logo resolvida. O próprio operador explicava e, como temos internet na loja, ensinamos os clientes a baixar o app na hora e ali eles viam que o troco caia certinho.”



Vale lembrar que seus clientes não precisam ter o aplicativo para receber o troco digital! Ele cai na hora, direto no CPF, tenha ou não o aplicativo instalado. O app é necessário apenas para movimentar o troco, seja destinando o valor para uma ONG, para efetuar novas compras no seu estabelecimento ou transferir as moedinhas para uma conta bancária.



Solução de troco digital da Sled é elogiada por consumidores do Giro Supermercados.


Solução elogiada

A prova de que os clientes gostaram é que, quando eles iam até uma loja que ainda não tinha a solução, começavam a pedir pela implementação também no local. Por isso, em setembro de 2019, a terceira loja da rede também recebeu o sistema. “Ficamos muito satisfeitos. Inclusive, tivemos clientes que me pararam e elogiaram que a solução era muito boa”, comenta Carla.



Além de resolver o problema da falta de moedas, consumidores recebem o troco completo.


O que mudou?

  • Diminuição da necessidade de troco


  • Diminuição da quebra de caixa


  • Clientes mais satisfeitos


  • Economia de tempo dos operadores de caixa



No mês de outubro o volume de troco gerado foi 4x maior do que em junho. 50% das operações da rede são feitas em dinheiro.








Estamos aqui pra te ajudar

Comece já

Conecte-se ao mundo zero atrito.

111 visualizações0 comentário
bottom of page