Como a solução com grande aceitação dos consumidores resolveu a falta de troco
Imagine acabar com a falta de troco em apenas três dias, e de quebra ainda modernizar o seu negócio? Pois foi exatamente isso que o Supermercado Rizolar fez, se tornando um case de sucesso de implementação.
O negócio, que possui 19 pontos de venda, assim como outros supermercados, sempre tinha que lidar com a caça às moedas. Várias estratégias tradicionais já tinham sido realizadas, como ações de arrecadação entre os clientes, mas nenhuma delas tinha realmente acabado com o problema.
Um panorama sobre a falta de troco no Brasil
Atualmente, segundo dados do Banco Central, a falta de troco atinge mais de 61% dos varejistas. E isso se deve a alguns fatores.
No ano passado, a nota de R$ 200,00 entrou em circulação. E se já era difícil ter troco para R$ 100,00, imagine para o dobro desse valor.
Outro fator que também contribui para a escassez de moedinhas é o alto nível de entesouramento (ato de guardar dinheiro em casa).
Para se ter uma ideia, segundo o Banco Central, durante a pandemia, entre março e julho de 2020, houve um aumento de R$ 61 bilhões no entesouramento de moeda. Por conta da instabilidade econômica, muitas pessoas passaram a reter mais dinheiro, prejudicando a circulação de cédulas e moedas.
Além disso, não podemos esquecer de outro fator importante: o fato de muitas agências estarem fechando as portas em todo o Brasil. Hoje, uma das estratégias mais utilizadas pelos varejistas para garantir moedas e cédulas de menor valor é recorrer aos Bancos.
É comum que operadores de caixas, ou até mesmo os próprios varejistas, se desloquem até essas unidades para trocar cédulas de R$ 100,00 por moedinhas.
O problema é que o número de agências vêm diminuindo, o que prejudica não apenas o varejo como a população de modo geral.
Somente os bancos Itaú, Bradesco e Santander foram responsáveis por fechar mil pontos em 2020. Com isso, a escassez só aumenta e centenas de municípios de todo o país acabam ficando sem qualquer tipo de suporte bancário.
Como a implementação tornou o Supermercado Rizolar um case de sucesso
Vendo o cenário de escassez de moedas se tornar cada vez pior, o Supermercado Rizolar passou a buscar diferentes soluções para acabar de vez com o problema. Foi então que a empresa chegou até ao Sled Troco.
A inovação permite que o troco seja entregue de maneira digital, sem complicações ou atritos. Isso porque ela funciona de forma integrada ao sistema de frente de caixa!
Tudo que o operador de caixa precisa fazer é oferecer o troco digital ao cliente e pedir para que ele digite o CPF. Automaticamente o valor é transferido para o CPF do consumidor, sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.
A solução por si só já tirou as pedras do caminho do Supermercado Rizolar, mas foi a implementação ágil que garantiu resultados ainda melhores para o comércio.
Em apenas 72 horas a equipe do projeto treinou os colaboradores e passou a oferecer a novidade para os clientes. Isso só foi possível graças a um trabalho alinhado que envolveu colaboradores de diferentes níveis hierárquicos.
Agora, a unidade em Castro, no Paraná, já oferece a Sled Troco em todos os pontos de venda, eliminando de vez a necessidade de correr atrás de moedinhas para garantir que os clientes recebam o troco.
Aproveite para baixar nosso e-Book e conheça mais detalhes sobre esse case de sucesso.
Estamos aqui pra te ajudar
Comece já
Conecte-se ao mundo zero atrito.
Commentaires