Vender mais com menos custos é o desejo de todo dono de negócio. Mas para aumentar as vendas é preciso mais do que bons preços e variedade de produtos.
Basta olhar ao seu redor. Hoje, os consumidores buscam não apenas boas condições de compra, mas uma experiência excepcional no ponto de venda. E você sabe se o seu negócio está preparo para proporcionar essa jornada?
Imagine transformar o seu estabelecimento em um local não apenas de compras, mas de comodidade? O consumidor veria a sua loja como uma referência de produtos e serviços, onde ele pode encontrar tudo o que precisa.
Você provavelmente deve estar pensando que fazer essa transformação deve custar caro e demorar, mas hoje nós vamos mostrar de forma prática como elevar o seu negócio para o varejo 4.0!
A importância dos processos comerciais no varejo
Todo processo tem o objetivo de estabelecer ações que possam ser replicadas para oferecer resultados iguais a partir das mesmas condições. Complicado? A gente explica!
Imagine, por exemplo, o atendimento em uma loja de roupas. O vendedor aborda o cliente, ouve suas necessidades e oferece os produtos. O consumidor prova algumas peças, escolhe a que deseja.
Em seguida o vendedor o acompanha até o caixa, o cliente faz o pagamento e é acompanhado até a porta.
Todas essas ações formam um processo para atender bem o cliente e garantir a venda de um ou mais produtos. Mas e se ele pudesse ser otimizado?
Ao invés de ter que esperar vários minutos para o pagamento, imagine se em poucos segundos o cliente pagasse suas compras? Com toda certeza a agilidade seria um ponto positivo.
Agora vamos supor se ele fosse em um supermercado e no próprio local pudesse sacar dinheiro, sem a necessidade de se deslocar até um caixa eletrônico? Você seria uma referência para esse cliente!
E todos esses processos podem ser implementados em sua loja de forma integrada! E é dando esse passo que você colocará o seu negócio à frente da concorrência.
Como otimizar os processos comerciais no varejo
A otimização não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, com apenas quatro passos você pode garantir processos mais eficientes que irão aumentar as vendas do seu negócio. Confira!
1. Mapeamento dos processos
Vamos começar colocando a mão na massa e identificando todas as etapas que acontecem dentro do seu estabelecimento. Aqui a dica é fazer um levantamento de as tarefa, desde aquelas realizadas pelos colaboradores até as terceirizadas.
E não tenha medo de ser detalhista nessa fase. Análise tudo que diz respeito as operações da sua loja, desde as atividades até as ferramentas usadas.
Por exemplo, no processo de pagamento avalie:
Quais são as formas de pagamento que você oferece?
Qual o tempo médio gasto pelos clientes?
Os pagamentos no cartão são integrados ao sistema de frente de caixa ou não?
Quantos pagamentos em dinheiro o estabelecimento recebe?
Quantas vezes falta troco no seu estabelecimento?
Pense nessa fase como um diagnóstico do seu negócio.
2. Identifique o que pode ser melhorado
Pronto, você foi lá e fez uma verdadeira "dissecação" da sua loja. Agora é a hora de olhar de outro ângulo e ver o que pode ser melhorado.
Sabe aquelas tarefas manuais que só tomam tempo? Que tal automatizar tudo?
Você percebeu que o atendimento tem apresentado demora? Avalie a possibilidade de implementar meios de pagamentos mais rápidos.
Os colaboradores estão tendo dificuldades no fechamento do caixa por conta dos arredondamentos de troco? E se você implementasse o troco digital para facilitar esse processo?
Existem muitas formas de mudar e otimizar o seu negócio. E essa transformação vai gerar excelentes benefícios para seu estabelecimento!
3. Implantação de melhorias
Os colaboradores são parte fundamental na otimização para aumentar as vendas. Afinal de contas, são os operadores de caixa e vendedores que lidam diretamente com o público no dia a dia.
Então não deixe de engajar e e apoiar funcionários nesta etapa. Eles precisam desse suporte para mudar a rotina e ajudar na transformação do seu negócio.
Nossa dica é começar com as implementações mais críticas. Você pode começar implantando as melhorias relacionadas aos processos comerciais no varejo. Dessa forma, também é possível obter resultados expressivos já no início dessa etapa, o que pode motivar ainda mais a equipe.
4. Análise dos resultados
A última etapa, mas não menos importante, é o acompanhamento e a análise dos resultados. Aqui é a hora de você sentar e avaliar com calma como as coisas estão evoluindo.
A nossa dica é criar métricas que sejam fáceis de avaliar. Por exemplo, vamos supor que um dos processos que precisava ser melhorado era da entrega de troco, que antes era geralmente arredondado.
Uma alternativa seria comparar os gastos antes da otimização e depois. Assim você saberá exatamente o quanto economizou.
O que a Sled pode fazer pelo seu negócio?
Otimizar os processos de vendas nunca foi tão fácil como agora. Imagine transformar totalmente o seu negócio, sem precisar de altos investimentos ou uma ampla infraestrutura?
Pois é exatamente isso que a Sled pode fazer por você. Somos a plataforma pra quem olha para o futuro do seu negócio. Nossas soluções permitem saques no PDV, troco digital, doações simplificadas, pagamentos integrados e muito mais.
Ajudamos a desatar os nós que tomam tempo da sua operação, e abrimos caminho para o sucesso. Criamos um lugar onde as moedinhas têm mais valor: seja rendendo para o cliente, facilitando o pagamento das compras ou até mesmo fazendo a diferença em projetos sociais.
Com a gente a sua conta fecha, o seu negócio cresce e seus clientes ficam mais felizes. Simples assim.
Se você quer colocar o seu negócio em movimento para trilhar o futuro, vem com a gente. Acompanhe nossos conteúdos e saiba mais sobre as soluções que podem impulsionar suas vendas.
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