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Como preparar a sua loja para aumentar as vendas do Dia das Mães?

Atualizado: 13 de jul. de 2022


Blog Sled
Economia • 28 de Abr de 2021

Maio é um dos meses mais aguardados pelos varejistas, uma vez que as vendas do Dia das Mães são responsáveis por boa parte do faturamento anual. Além do Natal, essa é uma das mais importantes datas para o varejo.


No ano passado, porém, por conta da pandemia, houve um grande recuo no volume de vendas, cerca de 41%. Com a chegada da vacinação em massa em 2021, a expectativa é que neste ano as vendas sejam melhores do que em 2020. Dentre os segmentos que geralmente se destacam no mês de maio, podemos citar: beleza, moda e acessórios, tecnologia, itens de decoração, bebidas, perfumaria e livraria.


Por mais que o cenário para 2021 seja mais promissor do que em 2020, os varejistas que desejam aumentar as vendas do Dia das Mães em 2021 precisam se preparar. Afinal, no último ano os comportamentos dos consumidores mudaram e agora precisam ser levados em conta na hora de elaborar estratégias para a data.


Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a preparar a sua loja para esse período tão importante dentro do varejo.



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Saiba como preparar a sua loja para aumentar as vendas do Dia das Mães

Confira!


Tenha produtos e ofertas para todos os “tipos de mães”


Muitas lojas acabam minando as vendas nessa data porque, muitas vezes, focam apenas em presentes mais comuns, se esquecendo de que existem muitos “tipos de mães”, com gostos e estilos diferentes. Ou seja, ao adotarem um pensamento mais “conservador”, se prendem apenas aos antigos conceitos de presentes para as mães, como flores ou itens para a casa, por exemplo.


Portanto, se você busca aumentar as vendas nesse período, lembre-se de diversificar as estratégias de produtos. Não se prenda apenas às categorias mais tradicionais para a data, como cosméticos, flores, moda ou itens para o lar.


Inove ao promover ofertas e vender produtos de outros segmentos - também consumidos por mulheres -tais como: bebidas, eletrônicos, acessórios automotivos e outros. Pense fora da caixa, assim você conseguirá atrair mães de todos os tipos.


Prepare sua equipe para o aumento no movimento


Qualquer data comemorativa é sinônimo de aumento no movimento, porém no Dia das Mães esse volume é mais alto do que nas demais datas.


Assim, como o atendimento é um dos aspectos mais importantes nas compras, é muito importante preparar a sua equipe para esse grande dia.


Uma boa estratégia é realizar treinamentos antes do Dia das Mães. Capacite seus colaboradores para que eles atendam todos da melhor maneira possível e utilizem corretamente as ferramentas utilizadas durante o atendimento, garantindo, assim, uma boa experiência para o cliente. .


Além disso, é recomendado que a sua loja tenha um cronograma periódico de capacitações e reuniões para manter a equipe sempre motivada e atualizada no dia a dia de trabalho.


Invista em soluções para otimizar as operações


Desde o início da pandemia, muitos comportamentos novos foram desenvolvidos pelos consumidores. Hoje, as pessoas têm dado preferência para comércios mais próximos de suas casas, bem como preferindo meios digitais de pagamento.


Os clientes que antes já não gostavam de aguardar muito tempo em filas, por exemplo, hoje querem otimizar ainda mais o processo de compras. Por isso, para aumentar as vendas no Dia das Mães, é muito importante investir em soluções que ajudem a trazer mais agilidade para o atendimento. Essa otimização é essencial para datas comemorativas, uma vez que o fluxo de movimento é bem maior.


Existem muitas formas de você promover esse tipo de mudança. Por exemplo, um dos momentos que mais impacta na experiência do consumidor é o fechamento da compra.


Boa parte dos consumidores desiste da compra por ter que esperar demais na fila de pagamento. Assim, nesse processo de fechamento, o troco acaba sendo um grande gargalo.


Isso porque, é comum que os operadores de caixa tenham que buscar moedas com colegas ou até em lojas próximas criando uma verdadeira bola de neve no atendimento. Logo, a solução para melhorar a experiência de compra do seu cliente, consiste em buscar soluções que possam resolver esse problema tanto em dias comuns como, principalmente, em datas de grande movimento, como o Dia das Mães.


A Sled Troco é a solução para te ajudar a acabar de vez com esse tipo de atrito. Criada para o varejo físico, a Sled Troco é uma solução que funciona de maneira integrada aos sistemas de PDV, TEF e ao ERP que permite que o troco do cliente seja devolvido diretamente no CPF dele, eliminando, assim, a necessidade de cédulas ou moedas para troco.


Já imaginou oferecer troco digital para os seus clientes e não precisar mais se preocupar com moedinhas?


Direcione a comunicação


A comunicação também precisa se adaptar para essa data. Muitos varejistas deixam para começar a comunicar as ações para a data apenas alguns dias antes, o que acaba sendo menos efetivo.


Isso porque, é preciso ter em mente que muitos consumidores começam a planejar com muita antecedência o presente para a data. Logo, o ideal é sempre começar a divulgação com algumas semanas de antecedência.


É importante criar um conceito especial para a data, mas que também siga a identidade visual já empregada no seu negócio. Dessa maneira, é possível manter um padrão, mas, dando ênfase nessa data tão importante.


Aposte em estratégias no PDV, mas não esqueça das redes sociais


Cada vez mais o varejo físico e online trabalham de maneira integrada. Hoje é comum, por exemplo, que as pessoas pesquisem na web para, então, comprar em lojas físicas. Essa pesquisa também inclui as redes sociais.


Por isso, na hora de elaborar estratégias para o Dia das Mães, pense não apenas no PDV mas nas redes sociais da sua loja. Elas precisam refletir a data e chamar os consumidores para irem até o estabelecimento garantir o presente para a data.


Uma boa dica, inclusive, é elaborar estratégias que liguem uma coisa à outra. Por exemplo, você pode oferecer um desconto para os clientes que apresentarem no PDV alguma postagem especial que você fez nas redes sociais da loja.


Ou, até mesmo, pedir para as pessoas postarem fotos de suas compras para o Dia das Mães nas redes sociais. Essa abordagem ajudará tanto a estimular as vendas, como também, sua presença na web.


Quer saber mais sobre como implementar as soluções da Sled no seu estabelecimento para ajudar nas vendas do Dia das Mães? Então aproveite para entrar em contato com nosso time de vendas e veja como é fácil ser zero atrito.



Assuntos

  • Economia

  • Tecnologia

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