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Evolução da tecnologia no PDV

Atualizado: 13 de jul. de 2022


Tecnologia • 10 de Jun de 2021

O setor varejista tem se transformado constantemente nas últimas décadas. O varejo 4.0, por exemplo, é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia de varejistas, profissionais do setor e consumidores. No ponto de venda, especialmente, a tecnologia também tem exercido um importante papel. Com a evolução da tecnologia no PDV, surgiram diversos meios e formas de pagamentos, aplicativos, automação de tarefas e processos, entre outras funcionalidades.


Para entender melhor como tem sido a evolução da tecnologia no PDV, é importante saber quais foram os principais marcos desta evolução e como ela vem impactando o varejo ao longo das últimas décadas. Saiba mais.


O surgimento do sistema de caixa (ponto de venda)


Essa história começa no ano de 1879, quando a primeira caixa registradora surgiu. A invenção surgiu de uma necessidade de James Ritty, dono de um saloon em Dayton, Ohio, nos Estados Unidos.


Ritty queria ter mais controle sobre as entradas e saídas do seu negócio para evitar furtos e golpes. Assim, em parceria com seu irmão, John Ritty, os dois norte-americanos criaram um equipamento que fazia operações simples.




Ao longo dos anos seguintes, versões mais completas dessa invenção foram criadas. Porém, foi somente por volta de 1970 que o primeiro sistema de caixa surgiu efetivamente, criado pela IBM.


Essa grande inovação da IBM gerou diversas mudanças no varejo, já que a máquina permitia que o varejista tivesse mais controle sobre seu estoque e vendas.


Porém, a caixa registradora alcançou verdadeiro sucesso e eficiência graças a uma outra invenção: o código de barras. Por volta de 1948, os estudantes Joseph Woodland e Bernard Silver criaram essa tecnologia que permitia o rastreio de produtos por meio de um código único.


Apesar da ideia ser inovadora, enfrentou dois grandes problemas: o custo elevado para impressão dos códigos e a instabilidade da tinta.


Com isso, a patente da criação acabou passando por diversas mãos, inclusive da IBM. Foi apenas em 1962 que a Philco conseguiu efetivamente “tirar a ideia do papel”, graças ao surgimento dos computadores e dos leitores a laser.


A otimização no atendimento ao cliente


Quando falamos da evolução da tecnologia no PDV, estamos nos referindo não apenas aos sistemas de caixa, mas também ao atendimento.


As tecnologias voltadas para o varejo lançadas nas últimas décadas têm tido como objetivo não apenas oferecer mais benefícios para os varejistas, mas, principalmente, otimizar o atendimento do cliente. Nesse sentido, algumas delas tiveram destaque nos últimos anos.


O primeiro sistema de autorização de transações eletrônicas foi criado nos Estados Unidos, em 1973. Na época, a inovação já permitia que os comerciantes tivessem acesso ao centro de dados da Visa para realizar operações de maneira eletrônica.


No entanto, foi apenas na década de 80 que as famosas máquinas de cartão começaram a se popularizar juntamente com Visa e Mastercard, as principais empresas de pagamento até hoje.


No início, os cartões utilizavam uma faixa magnética para permitir que a leitura de dados fosse feita. Porém, em 1975, os chips foram criados, passando, então, a serem utilizados em todos os cartões bancários.


De lá para cá, a tecnologia se desenvolveu ainda mais. Hoje em dia, os smartphones já conseguem fazer a leitura de cartões.


Porém, essa não foi a única tecnologia no PDV que teve destaque mundial. Diversas outras também se popularizam, em escalas diferentes, como é o caso do QR Code, das balanças integradas ao sistema de frente de caixa e dos pagamentos por aproximação.


Conveniências ganharam espaço no PDV


A evolução do PDV também foi marcada pelo desenvolvimento de produtos, soluções e estratégias no setor de conveniência. Por exemplo, se há alguns anos o caixa tinha apenas a finalidade de receber pagamentos dos clientes, hoje o ponto de venda vai muito além.


Os consumidores contam com uma série de comodidades ao finalizar as compras, o que também é vantajoso para o varejista, contribuindo para que o cliente permaneça mais tempo na loja e se torne um cliente fidelizado.


Uma das tecnologias de conveniência que se tornou muito comum no varejo, principalmente em supermercados e farmácias, é a recarga de celular. O cliente tem a possibilidade de comprar créditos para o seu telefone, apenas fornecendo o número no PDV.


Outra inovação é a de pagamento de boletos direto no ponto de venda. Pelo fato de diversas agências bancárias, lotéricas e caixas eletrônicos terem diminuído sua presença em todo o Brasil, a população precisa buscar outros lugares para pagar suas contas e, principalmente, sacar dinheiro físico.


Com isso, uma conveniência que se popularizou rapidamente foi justamente a de pagar boletos no ponto de venda. Além disso, o saque direto no PDV tem seguido essa onda de comodidade, justamente por atender a necessidade do consumidor de ter um local de fácil acesso ao dinheiro físico.


Integrações da Era Digital


As integrações foram o ápice da evolução da tecnologia no PDV. Antes delas, por exemplo, a possibilidade de um PDV oferecer novos recursos exigia alto investimento financeiro.


Como o varejista precisava investir no desenvolvimento de sistemas próprios para as lojas, e até mesmo com equipamentos específicos, os recursos disponíveis no ponto de venda eram poucos. Porém, com o surgimento de novas empresas e sistemas de frente de caixa, a opção de integrar soluções se tornou mais fácil.


Hoje, por meio de APIs, é possível oferecer diversas soluções e produtos na loja. Desde novos meios de pagamento, até serviços de Big Data.


As soluções da Sled, por exemplo, funcionam por meio de APIs integradas com diversos sistemas de frente de caixa no Brasil. Com as soluções da Sled, é possível:


  • Oferecer o troco digital para os seus clientes;


  • Permitir que os consumidores façam saques no ponto de venda;


  • Aceitar pagamento via PIX com as melhores taxas do mercado;


  • Agilizar o processo de doação através do troco digital.


A Sled faz parte das empresas que estão transformando o varejo e evoluindo a tecnologia no PDV.


Acesse o site e conheça todos os nossos produtos para um mundo zero atrito.



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