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O que é transformação digital no varejo?

Atualizado: 13 de jul. de 2022


Blog Sled
Tecnologia • 12 de Abr de 2021

A transformação digital no varejo vem gerando inúmeras mudanças no setor, desde o aumento do uso de apps de pagamento até a automação de várias tarefas. Essa transformação na maneira como o varejo tem atuado demonstra a necessidade de todo varejista se manter competitivo ao praticar essa tendência dentro do seu negócio.


Além disso, é preciso levar em conta que a pandemia acabou acelerando o processo de modernização das empresas. De acordo com uma pesquisa da Zebra Technologies Corporation, o período pandêmico acelerou em 72% os planos de investimento em tecnologia dos varejistas latino-americanos.




Dentre as principais tendências apontadas dentro do processo de transformação digital as principais foram: pagamento inteligentes, softwares de gestão de mão-de-obra e análises prescritivas.


Ou seja: esse é um processo em ascensão e que precisa ser adotado o quanto antes por todos os varejistas. Saiba mais neste artigo.


Qual a importância de seguir a transformação digital no varejo?


É fato que o digital já faz parte do varejo físico, porém, ainda há muito espaço para a inovação além de soluções que podem ser adotadas por varejistas para transformar os seus negócios. Além disso, os consumidores esperam que suas demandas sejam atendidas e seus problemas solucionados. Nesse sentido, a transformação digital é essencial para proporcionar experiências aos clientes e para fortalecer o negócio do varejista.


A experiência de compra nunca foi tão valorizada como agora. Os consumidores deixaram de olhar apenas para os preços como item decisório, mas sim em como são impactadas nas compras, que vão desde o tempo de espera na fila até a agilidade na hora de pagar. Todos esses itens são levados em consideração pelo consumidor, levando-o a ter preferência por determinada loja.


Um bom exemplo atual é se aquele supermercado se preocupa com as medidas sanitárias para conter o covid-19, seja realizando constantemente a desinfecção dos espaços de compras, medindo corretamente a temperatura dos clientes e trabalhando para promover o distanciamento entre os clientes durante período de compras. Essa é hoje, inclusive, uma preocupação de 84% dos compradores.


Além disso, pesquisas indicam que 59% dos consumidores preferem opções de pagamento sem contato. Por conta disso, inclusive, houve um crescimento no uso de meios de pagamento digitais, como as carteiras digitais, QR Codes, apps, entre outros.


Como promover essa modernização dentro do seu negócio?


Ao investir na modernização do seu estabelecimento, é possível estar à frente da transformação do mercado, se destacando perante os concorrentes.


Porém, é importante ter em mente que a transformação digital não envolve apenas incluir novas tecnologias no seu negócio. Ela engloba também a cultura organizacional do seu estabelecimento.


Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de como estimular essa mudança dentro do seu negócio e de maneira mais assertiva.


1. Faça um mapeamento sobre a atual situação do seu negócio


O primeiro passo para promover a transformação digital dentro do seu negócio é fazer um mapeamento sobre a atuação do seu negócio. É por meio dele que você entenderá o modo de funcionamento do seu estabelecimento, desde o atendimento no PDV até a gestão de estoque.


Assim, será muito mais fácil entender quais são os pontos que exigem atenção, quais processos já foram digitalizados e, até mesmo, quais operações podem ser eliminadas ou adicionadas.


Além disso, é somente através desse mapeamento inicial que será possível iniciar as pesquisas de soluções digitais para obter os benefícios que você busca para a sua loja.


Lembre-se de olhar para todas as operações do seu negócio de forma detalhada!


2. Defina objetivos


Outra dica para promover a transformação digital na sua loja de maneira eficiente é definir objetivos.


Entenda e liste quais são os objetivos de crescimento e mudança na sua empresa. Com isso, será muito mais fácil criar metas que levem em consideração quais são os pontos fracos do seu negócio que precisam ser transformados.


Por exemplo: vamos supor que uma das suas metas seja agilizar o atendimento no caixa. Com base nesse objetivo você deve trazer alguns questionamentos, tais como:


  • Como o processo ocorre atualmente?


  • Quais as necessidades dos clientes na hora do atendimento que precisam ser priorizadas?


  • Quais são os problemas recorrentes no atendimento que tornam ele lento?


  • O que os concorrentes têm feito em relação a questão?


Com base nas respostas para essas perguntas será mais fácil entender quais os gargalos que precisam ser solucionados, bem como as melhores soluções para atender o seu negócio.


3. Trace um plano


Não há como modernizar o seu negócio sem ter um plano. Você precisa saber exatamente quais são as demandas mais urgentes e como elas serão resolvidas. Quando você tem um planejamento fica muito mais fácil dar todos os passos necessários para ter uma loja moderna e com menos riscos de falhas.


Assim, a dica é: defina de modo estratégico como a transformação ocorrerá. Desde quais serão as tecnologias e abordagens usadas, pessoas envolvidas, metas a serem compridas, entre outros aspectos importantes.


4. Escolha soluções adequadas e integradas


Outra dica importante nesse processo de modernização é saber escolher as melhores soluções para as suas necessidades.


Tenha em mente que existem diversas tecnologias voltadas para o varejo. No entanto, defina exatamente quais são as ferramentas que podem gerar os resultados esperados de maneira assertiva, mas que também funcionem de maneira integrada aos sistemas que você já tem.


Para isso, é muito importante pesquisar.


5. Mantenha todos os colaboradores alinhados às mudanças


Como comentamos acima, a transformação digital no varejo não se baseia apenas na adoção de novas ferramentas, mas também na mudança da cultura organizacional.


Você pode ter as melhores soluções de varejo na sua loja, mas se os seus colaboradores não souberem usá-las de forma adequada, ou, até mesmo, não estiverem dispostos a mudar processos - de modo que eles fiquem mais modernos -, dificilmente você irá alcançar os objetivos estabelecidos.


Logo, é fundamental manter os profissionais alinhados às propostas de mudanças da loja, através de:


· Reuniões para descobrir as necessidades desses colaboradores, uma vez que são eles que atuam cara a cara com os clientes;


· Treinamentos sobre as novas ferramentas que serão inseridas no estabelecimento;


· Capacitações periódicas de modo a promover a atualização dos profissionais;


· Ações de engajamento que mostrem aos profissionais a importância das mudanças e que também bonifiquem aqueles que estão ajudando a empresa de maneira eficiente nesse processo;


Por fim, vale lembrar que a modernização é um processo estrutural. Por isso, é importante que ela faça parte da cultura da sua loja e seja praticada por todos.


Ficou com alguma dúvida sobre a transformação digital no varejo? Então aproveite para deixá-la nos comentários.


Para saber mais sobre as soluções Sled que te auxiliarão no processo de transformação digital do seu varejo, acesse o site e conheça cada uma delas!



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