Com a constante evolução tecnológica, várias tendências acabam surgindo, e que precisam ser acompanhadas de perto. Os pagamentos digitais estão passando por um verdadeiro boom nos últimos anos, especialmente nesse período pandêmico.
Afinal de contas, além de agilizar o processo de compras, essa alternativa ainda acaba sendo mais segura. Principalmente em uma época onde é necessário evitar ao máximo o contato.
E os varejistas que querem se manter alinhados à transformação do mercado e ao mesmo tempo oferecer inovações para os clientes, precisam ficar atentos a essa nova onda.
Os novos comportamentos dos consumidores
Nas últimas décadas passamos por uma verdadeira transformação digital. E como era de se esperar, ela afetou diretamente vários aspectos da sociedade, inclusive o comportamento dos consumidores.
E a 2ª pesquisa “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, desenvolvida pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), mostrou vários pontos importantes sobre esse novo perfil.
1. Crescimento dos pagamentos digitais
Um dos principais destaques do levantamento é em relação aos pagamentos digitais, como os aplicativos e e-wallets. Cerca de 21% dos consumidores usaram essas alternativas para pagar compras, um avanço de 17% em relação a 2018.
Esse aumento foi tão significativo que 70% empreendedores entrevistados modificaram suas estratégias para atender essa demanda, nos últimos 12 meses. Além disso, 58% dos entrevistados fizeram alterações do gênero para lidar com o COVID-19.
Outro detalhe importante é os tipos de pagamentos digitais preferidos entre os 21% que usam essas modalidades. São eles: carteira digital (85%), QR Code (55%) e Aproximação (47%).
2. O reinado do smartphone
Há algum tempo os smartphones têm ganhado mais espaço dentro do mercado, a ponto de desbancarem os computadores. E dentro do varejo (incluindo digital), não é diferente.
Apenas nas compras online, o aparelho é utilizado em 98% das transações.
Esse crescimento no uso de dispositivos mobile se deve a vários motivos. O fato de aparelhos de qualidade estarem mais acessíveis é um deles.
Além disso, é preciso levar em conta a utilização de pacotes de dados, que permitem justamente o uso de recursos online na rua.
3. Formas de pagamento preferidas mudam conforme o tipo de bem
Outro ponto interessante sobre a pesquisa em relação ao comportamento dos consumidores é sobre a preferência de formas de pagamento. Dependendo do bem que será adquirido, os brasileiros preferem alternativas específicas.
No caso de bens duráveis por exemplo, como eletrodomésticos, materiais de construção, móveis entre outros, o cartão de crédito ainda é o mais utilizado. Isso porque, grande parte dos compradores acabam optando pelo parcelamento.
Contudo, quando o assunto são bens consumíveis, como food services, supermercados e medicamentos, as opções mais escolhidas ainda são:
Dinheiro;
Aplicativo;
Cartão de débito;
Cartão da loja;
Vale benefícios.
O varejista já está acompanhando as tendências
As mudanças comportamentais nos consumidores já foram percebidas pelos varejistas. Tanto que há uma grande busca por sistemas que possam oferecer novas alternativas de pagamento de maneira integrada.
Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa da SBVC, apenas 13% dos entrevistados ofereciam pagamentos móveis via app em seus estabelecimentos. Mas no lançamento da segunda edição do levantamento, esse percentual subiu para 62%.
Além disso, do grupo de empreendedores que ainda não oferece essa alternativa, pelo menos 50% mostrou interesse em implementar esses meios de pagamento nos próximos 12 meses.
Isso mostra como os comportamentos dos consumidores já estão influenciando diretamente as escolhas dos varejistas. E consequentemente, com isso o próprio perfil desses empreendedores está mudando.
Qual a importância de buscar uma solução integrada?
Os pagamentos digitais, como aplicativos e carteiras digitais, são sem sombra de dúvidas uma tendência que pode fazer toda a diferença nos resultados da sua empresa. Afinal de contas, essa inovação chama a atenção dos varejistas que querem ampliar a quantidade de pagamentos disponíveis.
Contudo, esses empresários não querem depender de vários sistemas ou até equipamentos para oferecer opções inovadoras, diversificadas e modernas. Quer um exemplo desse comportamento?
Há alguns anos atrás houve o boom dos cartões de crédito. Centenas de bandeiras passaram a surgir, e consequentemente dezenas de maquininhas.
O grande problema é que o varejista tinha que ter escolher entre: possuir várias máquinas de cartão no estabelecimento, o que acaba gerando confusão, ou ter apenas uma e assim limitar a quantidade de bandeiras aceitas.
No entanto, quando o TEF surgiu e passou a funcionar de forma integrada aos sistemas de PDV, esse problema praticamente sumiu. Por meio dele, o varejista conseguia ter todas as bandeiras desejadas integradas a solução, automatizando assim o processo de pagamento.
Com os pagamentos digitais como e-wallets e apps não é diferente. Se você quer realmente conquistar mais clientes do varejo, e aumentar o índice de fidelização dos já existentes, precisa investir em uma solução integrada.
É o caso da Sled Pix, uma das soluções financeiras da Sled. Com ela, varejistas podem receber pagamentos via Pix, turbinando seu fluxo de caixa, pois os valores recebidos são disponibilizados instantaneamente.
E o melhor de tudo, com custos reduzidos uma vez que tudo ficará em um único lugar.
Vantagens de investir na integração de pagamentos digitais da Sled
Atualmente existem várias opções de integração para sistemas de PDV. O grande diferencial da Sled é que você tem diversas soluções financeiras pronta para funcionar dentro do seu estabelecimento, pois funcionamos de maneira integrada ao sistema de frente de caixa.
Na grande maioria dos casos, o processo de integração é feito de forma simples através de APIs, o que otimiza a modernização do seu negócio. Além disso, ele também traz outras vantagens, tais como:
Reduza o tempo de atendimento;
Diminua os gastos com taxas e elimine o aluguel de maquininhas;
Mais controle sobre as operações financeiras;
Modernização do seu negócio.
Com a Sled, além de ficar por dentro da nova tendências dos pagamentos digitais, você ainda poderá reduzir os atritos dentro do seu estabelecimento e melhorar o atendimento aos clientes.
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