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Varejo físico: As tendências de consumo no setor farmacêutico

Atualizado: 13 de jul. de 2022


Tecnologia • 22 de Jun de 2021

O varejo físico tem passado por uma série de mudanças, graças à transformação digital que ocorre em esfera global. A cada tecnologia ou solução que surge, novos comportamentos também nascem entre os consumidores. No setor farmacêutico não é diferente.


As farmácias, assim como outros comércios varejistas, estão tendo que se adaptar aos novos consumidores. Assim, investir em inovação passou a ser algo essencial dentro do segmento, principalmente levando em consideração os avanços de áreas interligadas a esse tipo de estabelecimento.



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Varejo farmacêutico

A telemedicina, por exemplo, acelerou o processo de introdução de novas tecnologias no segmento. Hoje, as pessoas buscam cuidar da saúde, e, para isso, consomem em locais que possam atender suas necessidades, mas que tragam comodidades.


O varejo farmacêutico, assim como outros segmentos do varejo físico em geral, tem evoluído muito ao longo dos últimos anos. Portanto, todo varejista que deseja se manter competitivo, deve estar atento a algumas tendências que se mostram cada vez mais promissoras.


Abaixo nós separamos 5 tendências e também mostramos como implementá-las no seu negócio. Confira!


1. Programas de fidelidade


Segundo a Pesquisa Comportamento do Consumidor, realizada pelo Ifepec (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada) em parceria com o NEIT (Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia do Instituto de Economia da Unicamp) mais de 84% dos entrevistados afirmaram que participam de algum programa de fidelidade de farmácias.


Como a ida a esse tipo de varejo se tornou rotineira, a grande maioria dos consumidores busca por alternativas que tragam mais benefícios para suas compras. O novo consumidor não quer apenas preços justos e facilidades, mas outras vantagens, tais como: descontos, brindes ou até mesmo vouchers.



Investir nesse tipo de estratégia é bem simples. Tudo o que o varejista precisa é de um sistema de frente de caixa que permita o cadastro do cliente e que faça a captura de dados que possam ser usados posteriormente no programa de fidelidade.


2. Autosserviço


Essa é uma tendência que ainda está se firmando no Brasil, mas que também se mostra vantajosa, tanto para o consumidor como para o varejista.


O autosserviço permite que os clientes comprem de forma ágil e ajuda a reduzir os custos da loja. O interessante dessa tendência é que existem diferentes tipos de itens e serviços que possíveis de serem automatizados.


Por exemplo, muitas farmácias mantêm o atendimento humano e tradicional no caso dos medicamentos enquanto automatizam as conveniências, que não são o foco da loja, mas que agregam muito para o ticket médio.


3. Diversificação de produtos


Há muito tempo que a farmácia deixou de ser um local exclusivo para a compra de medicamentos. Não é à toa que cada vez mais a diversificação de produtos tem atraído os clientes.


Segundo um levantamento feito pela MyPharma, em 2020, a venda de produtos cosméticos e de perfumaria cresceu 51% em relação a 2019. Esses produtos acabam sendo a porta de entrada para muitos clientes, que muitas vezes nem mesmo compram medicamentos, mas, sim, produtos de cuidados pessoais.


Logo, investir nessa diversificação, principalmente através da exposição adequada das mercadorias, pode ser uma excelente maneira de aumentar as vendas no seu negócio!


4. Integração com outros serviços e comodidades


Outra tendência que também está em alta dentro do varejo farmacêutico é a integração de serviços e comodidades, visando a experiência do consumidor. Como a Pesquisa Comportamento do Consumidor mostrou, as pessoas vão ao menos uma vez por mês à farmácia.


Hoje, um dos fatores de maior relevância na hora da compra nesse tipo de loja é o preço. Os consumidores, porém, já começam a avaliar outros diferenciais, como os serviços adicionais que o local oferece. Desde vacinação, até aferição de pressão arterial.


Logo, investir em outras comodidades é uma excelente estratégia para aumentar o volume de clientes no seu estabelecimento, mas, também, estimular a fidelização.

É o caso, por exemplo, do saque no caixa.


Por meio desse tipo de serviço integrado ao PDV, o cliente pode sacar dinheiro diretamente no caixa. A solução de saque no caixa possibilita que o varejista atraia mais clientes para a loja, ao oferecer um benefício extra.


Outro grande diferencial desse tipo de solução é que ela ajuda a reduzir as sangrias, o que é um grande problema no varejo físico de modo geral. Assim, o varejista não terá mais que se preocupar com grandes quantias acumuladas, nem com a falta de segurança que isso oferece para o negócio.


Quer saber mais sobre como oferecer esse diferencial no seu negócio através da Sled Saque? Então aproveite para entrar em contato com nosso time de vendas.


5. Recursos de telemedicina


A telemedicina é uma tendência que vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos. Com a pandemia, houve um boom no uso de recursos como consultas a distância, guias digitais, entre outras.


Consequentemente, isso também acelerou a modernização das farmácias. Hoje, qualquer estabelecimento do gênero precisa contar com recursos tecnológicos para atender às novas necessidades dos clientes.

Dentre os recursos estão:


  • Leitores de QR Code para receitas que tenham esse recurso;


  • Envio e recebimento de guias e receituários digitalizados;


  • Histórico digital de pacientes/clientes;


  • Cabines para atendimento de telemedicina dentro do próprio local;


  • Atendimento digital via Whatsapp.



Essas e outras inovações ajudam o consumidor a ter mais comodidade durante as compras, e, também, otimizam o dia a dia do varejista.


A modernização certamente é o caminho do sucesso para o varejo farma.

É certo que as farmácias já fazem parte da rotina de compras dos consumidores, mas, se você deseja elevar as vendas e estimular a fidelização de clientes no seu negócio, é necessário investir em inovações e tendências que estão em alta no setor.


Ao longo dos últimos anos, diversas novas tecnologias surgiram para o varejo físico. A grande vantagem é que elas podem auxiliar tanto no dia a dia do varejista, como trazer novas experiências de compra para o cliente. Então lembre-se de modernizar a sua loja. Quer saber como? A Sled te ajuda.


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